EUA ordenam evacuação de 1 milhão de pessoas por furacão

Florence deve atingir Virgínia e as Carolinas do Norte e do Sul

© REUTERS 

Mundo Clima 11/09/18 POR ANSA

Enquanto o furacão Florence se intensifica e se aproxima cada vez mais da costa leste dos Estados Unidos, mais de 1 milhão de pessoas de três estados do país receberam ordens de evacuação obrigatória.   

PUB

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), Florence está cerca de 660 quilômetros ao sul das Bermudas e a 1.570 quilômetros do Cabo Fear, no extremo-sul da Carolina do Norte. O fenômeno registra ventos de até 225 quilômetros por hora e está muito perto da categoria cinco - em uma escala que vai de um a cinco.   

As autoridades norte-americanas pediram para que a população não subestime a ameaça. Nas primeiras horas desta terça-feira (5), moradores das Carolinas do Sul e do Norte e da Virgínia formaram longas filas em postos de gasolina e esvaziaram as prateleiras de lojas e supermercados.   

+ EUA relembram 17 anos dos atentados de 11 de setembro

O governador da Virgínia, Ralph Northam, afirmou em coletiva de imprensa que 245 mil pessoas vivem nas áreas que podem ser afetadas pelo furacão no estado. Ele ordenou a evacuação das áreas costeiras, mais propensas a inundações. Além disso, pediu para que toda a população "se prepare" para a tempestade, que, segundo ele, afetará todo o estado.   

"Nenhuma das orientações sugere que o Florence tenha atingido um pico de intensidade, e isso é apoiado pela continuação de um ambiente de baixo cisalhamento e águas ainda mais quentes nas próximas 36 horas. Assim, a previsão de intensidade é levantada, trazendo-o para perto da categoria 5", informou o NHC.   

É previsto que Florence chegue aos Estados Unidos entre quinta (13) e sexta-feira (14), na fronteira entre as Carolinas do Norte e do Sul, embora a trajetória do fenômeno seja incerta. A última vez em que a parte central da costa leste do país encarou um fenômeno desta dimensão foi em 1954, com o furacão Hazel. Na ocasião, mais de 15 mil edifícios foram destruídos, e 19 pessoas morreram.   

Além do Florence, cientistas norte-americanos acompanham de perto duas fortes tempestades que se deslocam no Atlântico, Helen e Isaac, mas ambas estão na categoria 1. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 14 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 13 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 16 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 14 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 15 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 14 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 7 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 16 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 15 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens