Médium do Paraná é acusado de abuso sexual contra seguidores

Maury Rodrigues da Cruz foi denunciado em agosto por abuso sexual mediante fraude e estelionato

© Reprodução

Justiça denúncia 12/09/18 POR Notícias Ao Minuto

Seguidores acusam o médium Maury Rodrigues da Cruz, presidente da SBEE (Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas), de cometer abuso sexual durante sessões no centro religioso de Curitiba, no Paraná.

PUB

Em entrevista à Folha de S. Paulo, João (nome fictício), 37 anos, revelou ter sido uma das vítimas do médium e fez uma denúncia ao Ministério Público Estadual do Paraná. "Querendo ou não, com a sociedade machista como a nossa, quando o negócio é com homem a gente não é de contar", afirmou.

Segundo João, os abusos tiveram início quando começou a frequentar o centro há cerca de 12 anos. Ele afirma anda que os episódios se estenderam de forma intermitente por seis anos.

Maury foi denunciado em agosto por abuso sexual mediante fraude e estelionato. Ele nega as acusações. A denúncia foi aceita, e a ação corre sob sigilo.

A Folha destaca ainda que quatro supostas vítimas processam o médium e mais de 40 pessoas só puderam se envolver na ação como testemunhas, já que o prazo de seis meses para representar contra ele havia prescrito.

A primeira exposição dos abusos partiu de Giulio Ferreira, 38. Ele fez um vídeo sobre os assédios que teriam sido cometidos pelo médium. Ele começou a frequentar o centro aos 15 anos.

De acordo com os relatos, os abusos eram semelhantes e ocorreriam durante as sessões de "ectoplasmia" que adentravam a madrugada. Maury teria preferência por homens jovens, às vezes menores de idade, e usaria a fé dos seguidores para cometer os crimes.

Outra vítima, o engenheiro Fernando Frazão, 38, afirma que o médium cometeu o abuso sexual no ano passado. Segundo ele, Maury tentou beijá-lo diversas vezes.

O líder espiritual rebate todas as acusações e moveu dois processos por calúnia e difamação. Em um vídeo, no início do ano, Maury da Cruz aparece defendendo sua inocência e sugeriu que haveria interesses em influenciar a SBEE por trás da denúncia.

"Minha vida é aberta, tenho uma história de dignidade. Nunca ninguém vai conseguir me atacar moralmente", diz na gravação. "Admiro muito que algumas pessoas ainda pensem que eu abaixaria a cabeça para que eles possam, por exemplo, ter influências ou manipular" a entidade.

A reportagem tentou contato com a defesa do médium mas não obteve informações, eles alegam segredo de Justiça.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 13 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 12 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 12 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Fake News Há 11 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

politica Justiça Há 12 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

esporte Morte Há 13 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Guilherme Leon Há 10 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

fama Televisão Há 13 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

fama Saúde Há 5 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'