Parlamento espanhol aprova exumação do corpo do ditador Franco

A esquerda espanhola reivindica justiça para as vítimas da guerra civil

© DR

Mundo Espanha 13/09/18 POR Lusa

O parlamento espanhol aprovou nesta quinta-feira (13) a proposta do Governo socialista de autorizar a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco do mausoléu no Vale dos Caídos, arredores de Madri.

PUB

A decisão foi tomada por 172 votos a favor, dois contra e 164 abstenções, entre as quais as dos deputados do Partido Popular (direita) e Cidadãos (direita liberal).

Depois da sua chegada ao poder no início de junho, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, revelou a determinação em transferir os restos mortais do ditador para fora do Vale dos Caídos, que se transformaria em um local de "reconciliação" nacional.

"Justiça. Memória. Dignidade, Hoje, a Espanha dá um passo histórico [...]. Hoje, a nossa democracia está melhor", reagiu Pedro Sánchez através da sua conta na rede social Twitter.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

+ Macron lança plano de combate à pobreza na França

Em nome de uma suposta "reconciliação" nacional, Franco transferiu a partir de 1959 os restos mortais de 37.000 vítimas - nacionalistas e republicanos - da guerra civil, para o local que é visto como exaltador da ditadura franquista.

A vice-primeira-ministra espanhola, Carmen Calvo, defendeu o fim de "uma anomalia extraordinária que consiste em ter um ditador num mausoléu do Estado e num local onde pode ser exaltado".

"Não haverá respeito, honra ou concórdia enquanto os restos de Franco estiverem no mesmo lugar das vítimas", disse Carmen Calvo.

Entretanto, o Governo espanhol indicou sua intenção de completar a exumação do corpo do ditador até o fim do ano.

A Fundação Franco e os seus descendentes, que perentoriamente se opõem à exumação, já avisaram que iriam utilizar "todos os meios legais" para se oporem à operação, mas admitiram, no final de agosto, que aceitariam os restos do corpo caso a exumação se concretizasse.

A esquerda espanhola reivindica justiça para as vítimas da guerra civil e da repressão, milhares dos quais ainda estão enterradas em valas comuns espalhadas por todo o país.

Os conservadores do Partido Popular, que se abstiveram na votação de hoje, acusam a esquerda estar a reabrir as feridas de um passado doloroso. Com informações da Lusa.  

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 16 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 18 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 16 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 17 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 8 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 16 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 18 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 17 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens