Red Bull domina e Ricciardo lidera 1º treino livre do GP de Cingapura

O time austríaco superou as rivais Mercedes e Ferrari e dominou o primeiro treino livre no circuito de rua de Marina Bay

© REUTERS

Esporte Fórmula 1 14/09/18 POR Estadao Conteudo

A Red Bull não poderia ter começado melhor o fim de semana do GP de Cingapura. O time austríaco superou as rivais Mercedes e Ferrari e dominou o primeiro treino livre no circuito de rua de Marina Bay, com o australiano Daniel Ricciardo. O holandês Max Verstappen anotou o segundo melhor tempo na única sessão da etapa que é realizada sob o sol - os demais treinos livres, a classificação e a corrida acontecem à noite.

PUB

Ricciardo assumiu a ponta da tabela nos minutos finais da sessão, ao registrar o tempo de 1min39s711. Verstappen veio logo atrás, com 1min39s912. Ambos fizeram boa disputa com o alemão Sebastian Vettel, que acabou ficando com o terceiro posto, com 1min39s997. O trio correu com os pneus hipermacios, os mais macios e mais rápidos disponíveis para as equipes nesta etapa.

O desempenho do trio é bom indicativo da disputa que deve acontecer ao longo do fim de semana, apesar de as condições desta primeira sessão serem diferentes das próximas. Para Vettel, a etapa será decisiva em suas aspirações na briga pelo título. O vice-líder do campeonato está a 30 pontos de distância do inglês Lewis Hamilton, da Mercedes.

O líder da temporada registrou apenas o sexto posto da sessão de abertura em Cingapura, com o tempo de 1min41s232. A diferença de um segundo e meio para Ricciardo se deve principalmente aos pneus usados pelo inglês, os macios, mais lentos que os hipermacios. Companheiro de Hamilton na Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas foi o oitavo colocado, com 1min41s429.

Com ampla vantagem no campeonato, Hamilton é o atual campeão do GP de Cingapura. Ricciardo, o mais rápido neste primeiro treino livre, foi o segundo colocado na prova do ano passado. E Bottas completara o pódio.

Entre Vettel e Hamilton, os dois candidatos ao título da temporada, ficaram o finlandês Kimi Raikkonen e o alemão Nico Hülkenberg, da Renault. Raikkonen, que virou notícia nesta semana ao definir sua troca da Ferrari pela Sauber em 2019, anotou o tempo de 1min40s486. Hülkenberg registrou 1min41s105.

Completaram o Top 10 o espanhol Carlos Sainz Jr (Renault), que obteve o sétimo tempo, Bottas, o monegasco Charles Leclerc (Sauber), em nono, e o francês Romain Grosjean (Haas), e décimo.

Leclerc, por sinal, será o substituto de Raikkonen na Ferrari a partir de 2019. O piloto de Mônaco fez boa apresentação na sessão, mas cometeu um erro nos instantes finais e acertou o muro, sem maiores consequências. A batida danificou a asa dianteira e a suspensão.

No decorrer do treino, Bottas e o canadense Lance Stroll (Williams) também deram sustos em suas equipes. Ambos rodaram na pista e escaparam do muro.

Os pilotos voltam à pista de rua de Cingapura ainda nesta manhã, já noite no horário local, às 9h30 (de Brasília). No sábado, as atividades terão início às 7h, com o terceiro treino livre. A sessão classificatória está marcada para as 10h. E, no domingo, a largada será às 9h10.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto 27/04/24

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 21 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 21 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 23 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro