Intensivão: 30 filmes cults essenciais e venerados por fãs!

Essas produções são obrigatórias na lista de um espectador mais 'exigente'

Intensivão: 30 filmes cults essenciais e venerados por fãs!

O que faz de um filme um clássico cult? Não há uma fórmula ideal, mas geralmente essas produções são polêmicas, imprevisíveis, têm baixo orçamento e vão na contramão de sucessos comerciais. Também não podem faltar personagens memoráveis, cenas chocantes e diálogos marcantes. Esses longas são conhecidos ainda por lançarem tendências (às vezes, duvidosas) e por atraírem pequenas, porém audiências leais, que replicam seu status de 'geniais'.

A boa notícia é que você não precisa ser um intectual para ser cult! Quer apostar? Veja 30 filmes essenciais e venerados por esse público que foge do mais do mesmo!

© BrunoPress

'O Grande Lebowski' (1998)

O clássico dos irmãos Coen, apresentando o personagem Jeffrey 'The Dude' Lebowski (Jeff Bridges), não foi bem recebido no início, mas agora é reconhecido entre os melhores filmes da dupla de diretores. Há até um festival do Lebowski, sabia?

© BrunoPress

'Atração Mortal' (1989)

Há quem diga que um dos melhores trabalhos da atriz Winona Ryder é este filme de humor negro que elevou os dramas teens sentimentais dos anos 80 a um novo patamar.

© BrunoPress

'Labirinto - A Magia do Tempo' (1986)

Outro representante cult do reino da fantasia! Uma jovem perdida num labirinto sem fim precisa resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em duende. A boa notícia? A garota vai encontrar David Bowie, que interpreta Jareth, o Rei dos Duendes (foi ele quem sequestrou o bebê!).

© BrunoPress

'Bottle Rocket' (1996)

O primeiro longa de Wes Anderson, coescrito com o ator Owen Wilson, não rendeu muito dinheiro, mas quem viu captou o estilo criativo excêntrico do diretor e costuma citar essa obra como genial.

© BrunoPress

'Pulp Fiction' (1994)

Embora seja um filme vencedor do Oscar e do prêmio Palma de Ouro de Cannes, a história obscura e cheia de drogas, que tem como cenário Los Angeles, teve muitos momentos icônicos e tem a assinatura do mestre do cult, Quentin Tarantino.

© BrunoPress

'Laranja Mecânica' (1971)

O filme horripilante de Stanley Kubrick divide até hoje opiniões, o que já é um passo para se tornar um clássico cult.  Além do selo de qualidade do cineasta, o longa fascina tanto por ser controverso como por ser difícil de assistir.

© BrunoPress

'Scarface' (1983)

O drama criminal sobre um imigrante cubano que virou o manda-chuva do tráfico de drogas, papel de Al Pacino, tem citações marcantes e que até hoje são ditas por fãs.

© BrunoPress

'O Labirinto do Fauno' (2006)

Um dos mais brilhantes e imaginativos filmes da carreira do diretor Guillermo Del Toro não foi exatamente um êxito comercial, mas a história se tornou obrigatória para os amantes do universo da fantasia - e também dos cosplayers!

© BrunoPress

'A Princesa Prometida' (1987)

Do diretor Rob Reiner, este alegre e inteligente conto de fadas é sempre lembrado entre as grandes produções cults e tem de fato uma qualidade que mantém entretida até as novas gerações.

© BrunoPress

'Pink Flamingos' (1972)

Com a drag queen Divine, este filme escandaloso é uma obra grotesca que foi ganhando fama através da propaganda boca a boca. 

© BrunoPress

'Os Irmãos Cara de Pau' (1980)

Tudo começou como uma esquete do 'Saturday Night Live', que se transformou em uma banda de sucesso e depois em um longa cultuado, estrelado por John Belushi e Dan Aykroyd. Hoje, ainda há tributos e fãs vestindo as icônicas roupas da dupla impagável.

© BrunoPress

'Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado' (1975)

Esta jornada surreal de baixo orçamento pelo Santo Graal definitivamente resistiu ao teste do tempo. Essa obra dos diretores Terry Gilliam e Tery Jones é obrigatória para quem quiser ser cult!

© BrunoPress

'Os Desajustados' (1987)

Esta comédia britânica acompanha dois atores fracassados e bêbados. Qual o segredo para estar até hoje em alta? Grandes personagens e citações inesquecíveis.

© BrunoPress

'Donnie Darko' (2001)

Este filme de ficção científica de horror encontrou o seu culto em exibições à meia-noite nos EUA, atraindo fãs com a sua narrativa desconcertante, a atuação de Jake Gyllenhaal e, claro, o coelho Frank.

© BrunoPress

'Cães de Aluguel' (1992)

'Encharcado' de sangue, o filme de roubo de Quentin Tarantino foi banido por alguns anos no Reino Unido e não foi recebido com entusiasmo em outros países. Mas há fãs cativos do longa, que inclusive fazem aparições de ternos em exibições especiais.

© BrunoPress

'O Balconista' (1994)

O primeiro - e possivelmente melhor filme - do diretor Kevin Smith conta a história de dois trabalhadores de uma loja ressentidos e os clientes que eles desprezam. É hilário e ainda capta a essência de uma geração apática.

© BrunoPress

'O Mariachi' (1992)

Um marco no cinema de baixo orçamento, Robert Rodriguez vendeu o próprio corpo à ciência para custear a produção do thriller de ação mexicano.

© BrunoPress

'Eraserhead' (1977)

David Lynch é presença garantida em listas do gênero. Sua estreia como diretor foca perfeitamente o que um filme cult deve ter: um mundo bizarro e um ótimo cabelo.

© BrunoPress

'Rocky Horror Picture Show' (1975)

O longa, uma homenagem parodiada dos filmes B de ficção científica e horror, redefiniu o termo 'cult'. Nos EUA, os fãs voltavam aos cinemas com frequência, conversavam com a telona e começaram a se vestir como os personagens. Os trajes icônicos são usados até hoje.

© BrunoPress

'As Patricinhas de Beverly Hills' (1995)

Este filme satírico sobre o mundo de uma 'pobre' menina rica e avoada cativou fãs em todo o mundo. Certamente, um dos melhores filmes sobre os tempos da escola com o diferencial de ainda ter roupas incríveis.

© BrunoPress

'Blade Runner, o Caçador de Androides' (1982)

O épico de ficção científica futurista de Ridley Scott não agradou de primeira, mas a direção de arte, a atmosfera moderna de filme noir, o mistério, a música e os atores tiveram depois seu reconhecimento merecido!

© BrunoPress

'Ensina-me a Viver' (1971)

Engraçado e mórbido, o filme do diretor Hal Ashby sobre um jovem impostor compulsivo que se envolve com uma mulher muito mais velha é dessas obras super cults e que merecem sim ser vistas!

© BrunoPress

'Amnésia' (2000)

Por que existe toda essa empolgação em torno do diretor Christopher Nolan?  Imagine um homem que tinha um tipo de amnésia, que o impede de ter novas memórias, mas que está envolvido em uma trama de vingança? Pois, esse suspense, que conta com um inspirado Guy Pearce no papel do desmemoriado protagonista, tornou-se inesquecível.

© BrunoPress

'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain' (2001)

A celebração onírica da felicidade desse filme francês transcendeu as barreiras linguísticas e encantou o público em todo o mundo. O longa também continua atraindo turistas para o famoso Café des 2 Moulins, que nem é tão espetacular.

© BrunoPress

'Isto é Spinal Tap' (1984)

O despretencioso filme de Rob Reiner, que acompanha o universo de uma banda inglesa de heavy metal, acabou tornando-se um sucesso e inspirando uma turnê de verdade com os atores!

© BrunoPress

'Clube da Luta' (1999)

Quando uma das maiores reviravoltas cinematográficas está associada a um clube que por si só já é de culto e que tem regras específicas, então o filme só pode ser aclamado pelo público cult!

© BrunoPress

'O Massacre da Serra Elétrica' (1974)

Banido em vários países, esse filme já tinha uma aura de terror tentador, mas a mensagem política subjacente selou seu status de cult.

© BrunoPress

'Como Enlouquecer Seu Chefe' (1999)

O filme foi tão popular que os fãs exigiram que grampeadores Swingline vermelhos fossem produzidos para serem vendidos. Uma estrela da comédia chegou a dizer que as pessoas se aproximaram dela para dizer que tiveram coragem de abandonar seus empregos!

© BrunoPress

'The Room' (2004)

Diretor, roteirista, produtor e estrela desse filme, Tommy Wiseau é tão confuso quanto à sua comédia despretenciosa. Mas há quem tenha memorizado todas as falas da história, o que prova que os filmes cults não precisam ter muita qualidade.

© BrunoPress

'Os Selvagens da Noite' (1979)

A visão de Walter Hill sobre a hostilidade das gangues de Nova York, combinada à fraca venda de bilhetes e à polêmica gerada pelos relatos de vandalismo e violência, despertou a atenção das audiências. O filme lançou gírias, músicas e vários spinoffs, incluindo jogos de vídeo e uma série de quadrinhos.

© BrunoPress

Cultura Alternativa 14/09/18 POR Notícias Ao Minuto


O que faz de um filme um clássico cult? Não há uma fórmula ideal, mas geralmente essas produções são polêmicas, imprevisíveis, têm baixo orçamento e vão na contramão de sucessos comerciais. Também não podem faltar personagens memoráveis, cenas chocantes e diálogos marcantes.

PUB

Esses longas são conhecidos ainda por lançarem tendências (às vezes, duvidosas) e por atraírem pequenas, porém audiências leais, que replicam seu status de 'geniais'.

A boa notícia é que você não precisa ser um intectual para ser cult! Quer apostar? Veja 30 filmes essenciais e venerados por esse público que foge do mais do mesmo!

Leia também: Saiba qual famosa causou mais impacto no ano que você nasceu

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 9 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 8 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 8 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 9 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 9 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 9 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 7 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 9 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 8 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina

mundo Redes Sociais Há 22 Horas

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'