Após polêmica, vice da CBSurf diz que pedirá afastamento de presidente

O presidente da entidade não enviou atletas para a disputa do ISA World Surfing Games 2018, que ocorre de 15 a 22 de setembro, no Japão

© REUTERS

Esporte onda 15/09/18 POR Folhapress

O vice-presidente da CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe), Guilherme Pollastri, entrará com pedido de afastamento do presidente da entidade, Adalvo Argolo, depois da decisão de não enviar a equipe brasileira para a disputa do ISA World Surfing Games 2018, que ocorre de 15 a 22 de setembro, no Japão.

PUB

A competição distribuirá duas vagas por gênero nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019.

A CBSurf justificou o cancelamento da viagem em grupo de WhatsApp com os surfistas e alegou que a demora na obtenção dos vistos japoneses prejudicou o planejamento.

"No final das contas, foi impossível a compra das passagens, a viabilização do hotel, da alimentação e também do transporte no Japão. O fato é que, hoje [quarta-feira, 12], o sistema de compras de passagens do COB não encontrou voos que não fossem pelos Estados Unidos, mas, como nenhuma das três meninas [Larissa dos Santos, Gil Ferreira e Anne dos Santos] têm visto americano, nós não podemos ir para o Japão apenas com os homens", disse a entidade.

Desde o começo deste ano, Pollastri se afastou da CBSurf por divergências e desavenças com Argolo. Agora, ele afirma que pedirá o afastamento do presidente ao Ministério do Esporte e, se não for possível, irá à Justiça comum. O Ministério do Esporte declarou, via assessoria de imprensa, que "não tem ingerência nessa questão", porque "o princípio da autonomia das entidades desportivas está assegurado no art. 217, I da Constituição Federal".

"Tudo que eu levava para ele [Adalvo], ele era contra. Cansei de dar murro em ponta de faca. Aí resolvi me afastar da confederação e deixei ele tocando. Agora que deu esse problema, tive que me pronunciar. Minha ideia era ficar afastado, esperar a próxima eleição e me candidatar [o atual mandato termina no fim de 2020]. Estou vendo formas jurídicas de tentar afastar o presidente, porque ele perdeu a legitimidade. O surfe e os outros esportes não aceitam mais esse tipo de administração centralizada, que ninguém vê mais conta, nem nada", falou à reportagem.

"Já tivemos uma conversa agora com o ministro do Esporte [Leandro Cruz]. Passamos a situação, ele já sabia e agora estamos estudando uma maneira de fazer uma intervenção para que o Adalvo seja afastado. Não é possível ele querer tocar a confederação trabalhando dessa maneira amadora e centralizadora", afirmou.

Em contato com a reportagem, Argolo se mostrou surpreso com a decisão do vice-presidente da CBSurf. "Para mim, está sendo novidade. Ele que se afastou e sumiu, nunca mais fez contato, mas agora tive essa surpresa. Ele é uma pessoa que tenho consideração, é excelente profissional no ramo da advocacia e deve estar se aproveitando do momento para fazer um ato político. Vamos nos defender, como manda o estatuto", declarou.

"Ele é um cara coerente, não acredito que ele faça isso, mas é direito de qualquer cidadão. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, temos uma boa relação, criamos uma relação de amizade e espero que ele não tome essa atitude, porque não é positiva para o esporte. Não é no momento de fragilidade que o esporte está passando que faz isso, seja a ser incoerente, mas prefiro acreditar que não aconteça", acrescentou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 17 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 16 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 17 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 10 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 9 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 15 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 15 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 15 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 15 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 15 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa