ONU convida para limpeza de praias e ensina a organizar mutirão

Para divulgar a prática, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos, do dia 16 ao 24

© Reprodução

Brasil AMBIENTE 15/09/18 POR Folhapress

"O mar não está para plásticos", diz o slogan da campanha. Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia. Durante o período, grupos de voluntários destinam um período do dia para coletar lixo jogado incorretamente pelos frequentadores ou para limpar pontos de descarte viciados.

PUB

Mas não é apenas a coleta em si que importa. Separação dos materiais, pesagem, contagem e sistematização das informações são ferramentas importantes para a cobrança de providências das autoridades, a análise evolutiva de locais de coleta e as campanhas educativas. 

Para divulgar a prática, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos, do dia 16 ao 24. Como incentivo, a agência das Nações Unidas elaborou um manual prático de convocação, organização, engajamento, reciclagem e tratamento de dados para intervenções em praias, beiras de rios, mangues e ilhas.

Boa divulgação, parcerias com cooperativas de catadores e sistematização dos dados da coleta são alguns conselhos do manual. A organização pede que os voluntários registrem informações e enviem dados de coletas através de fichas que estão à disposição no seu site.Segue um breve resumo. Veja o documento completo no site da entidade (https://bit.ly/2xkx10z).

MANUAL PARA LIMPEZA DE PRAIAS - SEMANA MARES LIMPOS

Reúna os organizadores.  Identifique um local determinado, como um trecho de praia, consulte autoridades municipais sobre autorizações e a melhor forma de destinar lixo recolhido e uma cooperativa de catadores para destinar os materiais recicláveis.  Planeje a ação, levando em conta a extensão de terreno, o número de pessoas mobilizadas, a duração do mutirão. Estipule como e onde os resíduos serão coletados e como pesá-los. Imprima Fichas do Pesquisador Voluntário para distribuir entre os participantes e lembre-se de ter lápis ou canetas. Leve kit de primeiros socorros e instrua os voluntários a levarem suas garrafas de água e alimentação.  Mobilize as pessoas previamente com cartazes, entre em contato com os condomínios, associações locais, quiosques da orla, lojas e restaurantes. No dia da ação: oriente voluntários sobre a coleta, a separação e a sistematização de informações sobre os materiais coletados. Organize a pesagem e as planilhas de voluntários. Documente com fotos e divulgue os resultados nas redes incluindo as hashtags da campanha #MaresLimpos e #SemanaMaresLimpos Reciclagem: acompanhe o recolhimento do lixo coletado pelo serviço de limpeza pública e pela cooperativa de catadores para se certificar que o lixo não ficará na praia. Sistematize dados: após a ação, recolha as fichas preenchidas pelos voluntários e organize os dados numa ficha específica destinada aos coordenadores, enviando-a por formulário online (https://bit.ly/2OmGsUs).
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 23 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 20 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 21 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

politica FELIPE-NETO 26/04/24

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de 'excrementíssimo'

tech Justiça Há 12 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'