Igreja Católica é acusada de encobrir pedofilia na Holanda

Denúncia se segue a escândalos em Chile, Austrália e EUA

© Reuters / Muhammad Hamed

Mundo Escândalo 16/09/18 POR ANSA

Entre 1945 e 2010, 20 dos 39 cardeais, bispos e seus auxiliares na Holanda teriam se envolvido em um esquema de acobertamento de casos de pedofilia dentro da Igreja Católica. Além disso, quatro deles teriam cometido crimes de abuso.

PUB

A denúncia, que se segue aos escândalos em países como Irlanda, Chile, Austrália e Estados Unidos, foi publicada pelo jornal holandês "NRC", que diz que a cobertura permitiu que os sacerdotes continuassem "fazendo muito mais vítimas".

Segundo o diário, padres acusados eram apenas transferidos de paróquia. Uma porta-voz da Igreja Católica no país, Daphne van Roosendaal, disse que é possível "confirmar parte" da reportagem. "Os nomes de diversos bispos correspondem àqueles indicados em um relatório comissionado pela Igreja em 2010", acrescentou.

+ Tempestade Florence já causou 15 mortes nos Estados Unidos

Muitos dos prelados envolvidos já morreram, enquanto aqueles ainda vivos não quiseram se pronunciar. Escândalos de pedofilia abalaram o pontificado de Bento XVI e, a partir deste ano, se transformaram na maior crise da gestão de Francisco.

O próprio Papa, que pediu desculpas às vítimas em diversas ocasiões, é acusado por um arcebispo italiano, Carlo Maria Viganò, ex-núncio apostólico em Washington, de ter acobertado abusos contra seminaristas adultos cometidos pelo ex-cardeal norte-americano Theodore McCarrick, afastado em julho passado.

Uma comissão formada por Jorge Bergoglio trabalha para combater os casos de pedofilia na Igreja, mas a falta de punições duras para a maior parte dos acusados é motivo de questionamentos contra Francisco.

Chile

O Papa expulsou do sacerdócio o padre Cristián Precht, figura emblemática da Igreja Católica chilena por defender os direitos humanos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

O sacerdote, que completa 78 anos em 23 de setembro, virara alvo de denúncias em 2011, e uma investigação canônica recomendou sua expulsão. No entanto, o atual arcebispo de Santiago, Ricardo Ezzati, reduziu a pena para cinco anos de afastamento, encerrados em dezembro passado.

Contudo, Francisco decidiu aplicar a sentença mais severa do Direito Canônico por causa de novas denúncias contra Precht, divulgadas em outubro de 2017 e que o acusam de pedofilia contra alunos de um colégio privado católico. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula