Alckmin assina documento: 'meta é não ter criança fora da escola'

O ex-governador de São Paulo afirmou que cumprirá sua meta formalizando convênios com as prefeituras

© Paulo Whitaker / Reuters

Política UNICEF 17/09/18 POR Estadao Conteudo

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, assinou nesta segunda-feira, 17, um documento no qual se compromete a investir prioritariamente em ações e políticas para a primeira infância. O termo foi elaborado pela Rede Nacional de Primeira Infância e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

PUB

Durante a assinatura, na sede da Unicef no Brasil, o tucano afirmou à imprensa querer ser o "presidente da primeira infância" e prometeu que se for eleito, não deixará nenhuma criança até 5 anos de fora da escola.

O ex-governador de São Paulo afirmou que cumprirá sua meta formalizando convênios com as prefeituras, que são as responsáveis pela educação infantil, com o repasse de recursos do governo federal e com a inclusão das cidades no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Alckmin estimou ainda que são necessárias a criação de quase meio milhão de vagas no ensino fundamental para atender a todas as crianças que hoje estão fora da escola.

"Governar é escolher, e nós já escolhemos. Quero ser o presidente da primeira infância. A maneira de garantir melhores oportunidades e reduzir a desigualdade é investir na primeira infância", disse.

Alckmin também disse que é preciso investir na segurança pública para diminuir os homicídios de adolescentes e jovens em todo o País.

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, apresentou os seis pontos colocados no termo de compromisso assinado por Alckmin.

De acordo com ela, a entidade quer que os presidenciáveis se comprometam com a redução da pobreza, a diminuição dos homicídios de adolescentes, a inserção de cerca de 10 milhões de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou com a educação defasada, a sobrevivência de crianças e adolescentes, a garantia da nutrição infantil, com o combate à desnutrição e à obesidade, e a participação dos adolescentes nas eleições.

Os presidenciáveis Marina Silva (Rede) e Alvaro Dias (Podemos) também já assinaram o documento. Segundo a assessoria de imprensa do Unicef, todos os candidatos à Presidência foram convidados pela entidade para assinar o termo, mas os demais ainda não se manifestaram.Com informações do Estadão Conteúdo.

Veja também: 'Votar em Haddad é votar em Lula', diz carta de Lula lida em rádio

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia DPVAT Há 3 Horas

Novo DPVAT: saiba o valor e como vai funcionar o novo imposto

mundo Polícia Há 12 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

justica Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Seis pessoas são presas por suspeita de estupro em abrigos no RS

brasil Goiânia Há 20 Horas

Empresária morre após realizar cirurgias plásticas em clínica de Go

mundo Vacina Há 23 Horas

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

mundo EUA Há 23 Horas

Avô paga uma mendiga para tomar conta da neta enquanto vai a bar

brasil Brasil Há 3 Horas

Quase 10 mil animais foram resgatados durante as enchentes no RS

justica CHUVA-RS Há 22 Horas

Secretário do RS diz que não consegue identificar quantidade de saques e que 30 já foram presos

fama MARIANA-DERDERIÁN Há 4 Horas

Estrela da TV chilena perde filho de 6 anos em incêndio trágico

esporte Análise Há 3 Horas

Rivalidade sem fim: Quantos gols separam Cristiano Ronaldo e Messi?