Candidatos patinam em estratégias e devem apostar em perfil no 2º turno

A tese de que é preciso apostar no jeito que se apresentar ao eleitor

© Reuters

Política CAMPANHA 17/09/18 POR Folhapress

As principais campanhas ao Planalto ainda patinam para encontrar a melhor estratégia que pode levar seus candidatos ao segundo turno, mas têm um diagnóstico comum sobre qual deve ser a fórmula desse processo: menos proposta e mais perfil.

PUB

Com a saída do ex-presidente Lula (PT) e a cristalização de Jair Bolsonaro (PSL) na liderança isolada das pesquisas, a segunda vaga para o confronto direto está sendo disputada hoje por Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede).

A tese de que é preciso apostar no jeito que se apresentar ao eleitor -para além das medidas que vai tomar caso seja escolhido por ele- foi colocada à mesa dos partidos com mais vigor no início desta semana, na esteira do atentado sofrido por Bolsonaro.

Alckmin, por exemplo, decidiu antecipar para o primeiro turno o discurso do voto útil anti-PT, além de se vender como o nome mais experiente desta eleição.

Para tentar se descolar do segundo pelotão e sair dos 9% que registrou na mais recente pesquisa Datafolha, o tucano se coloca como o único capaz de impedir que os petistas retornem ao poder. 

E mais: voltou a atacar Bolsonaro, desta vez, apontando para o que chama de despreparo do capitão reformado.

O ex-governador de São Paulo quer reconquistar o voto conservador que, historicamente, apoiava o PSDB, mas tem migrado para a órbita do candidato do PSL com a radicalização do cenário eleitoral.

A campanha tucana tentava desconstruir Bolsonaro com discursos e programas no rádio e na TV que envolviam, principalmente, críticas à política de armas e à violência contra a mulher. 

Aliados avaliam que a estratégia estava funcionando bem -a rejeição ao capitão reformado alcançou 44%, segundo o Datafolha- mas, após o atentado de 6 de setembro, Alckmin precisou recuar.

O que será explorado pelo tucano a partir de agora ainda está sendo testado, mas o perfil experimentado voltou a ser um possível trunfo na reta final de sua campanha.

Ungido candidato somente na terça-feira (11), Haddad não disputa o voto de Alckmin e Bolsonaro, mas tem pouco tempo para se apresentar ao eleitorado petista como representante de Lula.

A apenas três semanas do primeiro turno, o ex-prefeito de São Paulo insiste que seu objetivo será discutir propostas, mas seus principais conselheiros admitem que, antes disso, precisa concluir sua transmutação com o ex-presidente.

Após chegar a 13% no Datafolha -numericamente empatado com Ciro Gomes-, Haddad voltará sua campanha para o Nordeste na tentativa de herdar o espólio de Lula -antes de ser barrado pela Justiça Eleitoral, o ex-presidente alcançava 39% das intenções de voto.

Na mesma raia em que corre o herdeiro lulista, Ciro e Marina também tentam se descolar do bloco e chegar ao segundo turno.

A ex-senadora, porém, não tem obtido sucesso na empreitada. Com discurso conciliador em uma disputa marcada pelo ódio, caiu para 8% e hoje tem metade das intenções de voto que tinha quando sua candidatura foi registrada, em agosto.

Nos últimos dias, Marina deixou de lado a retórica programática e foi mais enérgica contra seus adversários. Chamou Lula de "corrupto" e disse que o país não aguentaria mais um indicado do ex-presidente.

Ser mulher e egressa de uma classe social mais baixa são características exploradas para tentar espantar a névoa de fragilidade que foi colada a ela na disputa de 2014, mas não parece estar dando certo.

Já Ciro Gomes -autor da única proposta que ressoou de forma mais significativa na campanha, de quitar dívidas de consumidores no SPC- está fixado em 13%.

Apresenta-se como o candidato nordestino da corrida -de olho no voto lulista- e diz que vai romper com a polarização entre PT e PSDB, acenando ainda ao eleitorado de centro.

Seu maior obstáculo, no entanto, é o próprio Haddad, que disputará com ele o eleitor órfão de Lula com o selo de indicado do ex-presidente.

O personagem que, desde o início, conseguiu se valer da tática personalista de forma mais eficaz é justamente o líder das pesquisas. 

Na eleição dos perfis, Bolsonaro é o contra o PT, contra a corrupção e contra o sistema. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes