Inter erra pênalti, perde da Chape e deixa liderança para o São Paulo

No último minuto de jogo, o goleiro Jandrei defendeu um pênalti cobrado por Leandro Damião e garantiu o resultado

© Ricardo Duarte / Internacional

Esporte Brasileirão 17/09/18 POR Folhapress

 

PUB

A Chapecoense bateu o Inter e ajudou o São Paulo. Nesta segunda-feira (17), o time catarinense contou com dois gols de Leandro Pereira para fazer 2 a 1, de virada, na Arena Condá, e deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na disputa pela ponta, os colorados perderam a chance de ultrapassar o São Paulo.

No último minuto de jogo, o goleiro Jandrei defendeu um pênalti cobrado por Leandro Damião e garantiu o resultado.

O Inter até saiu na frente com gol de Nico López. Mas sofreu empate ainda na primeira etapa. No segundo tempo, Cuesta cometeu pênalti e foi expulso, com o placar sendo definido com mais um gol de Leandro Pereira. Nos minutos finais, o Inter pressionou, teve um pênalti, mas Jandrei defendeu a batida de Leandro Damião. E em seguida, fez outra defesa decisiva, evitando gol de Damião.

Bastava empatar para o Inter retomar a primeira posição. Mas não conseguiu. Com 49 pontos, o Colorado é vice-líder do Brasileiro. O São Paulo, que no domingo empatou com o Santos, soma 50. Já a Chapecoense subiu para o 16º lugar com 28 pontos.

Na próxima rodada, o Internacional terá pela frente o Corinthians, domingo, em São Paulo. Já a Chapecoense encara o Fluminense na próxima segunda-feira, em casa.

O destaque da partida foi Leandro Pereira. Ele fez os dois gols da Chapecoense e definiu o placar. De cabeça e de pênalti, garantiu os três pontos para o time de Santa Catarina.

O pior foi Alvez. O centroavante do Inter perdeu gols e nem participar da construção de jogadas conseguiu. Errou ao tentar criar, movimentou-se de forma equivocada e cometeu faltas quando tentou ajudar. Acabou substituído após perder um gol de frente para Jandrei no segundo tempo.

O Inter não fugiu de sua característica quando é visitante. Recuou as linhas e utilizou a transição rápida através de saídas em velocidade para ter chances de gol. Chegou lá sempre que a Chapecoense se adiantou em campo e deixou espaços. Foi assim no gol, quando as linhas do time catarinense estavam à frente e Cuesta lançou para Pottker, que foi derrubado pelo goleiro Jandrei. O árbitro marcou pênalti e Nico López colocou na rede, aos 25min.

Pottker, que sofreu o pênalti, declarou que "ganhou" a falta na "malandragem". Ao deixar o campo após o primeiro tempo, o atacante disse que reduziu a velocidade da corrida para esperar ser atingido. "Eu desacelerei a passada porque sou mais rápido para o zagueiro, para ele me acertar. Na verdade não foi ele, mas foi o goleiro que me acertou", comentou.

Em casa, a Chapecoense tomou as rédeas da partida desde o começo. Foi o time catarinense que postou-se ofensivamente e pressionou o adversário. O time alviverde abriu mão da posse de bola e tratou de criar ataques rápidos utilizando os lados de campo, e assim chegou ao gol com cabeceio de Leandro Pereira, aos 37min.

Odair Hellmann reclamou muito do lado esquerdo defensivo do Inter. Em repetidos lances, o treinador pediu para Iago e William Pottker se aproximarem mais dos jogadores do adversário. Por ali, a Chape fez o gol e criou mais uma série de oportunidades. Como ações ofensivas, ao perceber a jornada aquém do esperado de Jonatan Alvez, a primeira opção foi trocar o centroavante. Damião entrou.Em um segundo tempo de poucas oportunidades de gol, a Chapecoense conseguiu marcar em uma cobrança de pênalti.

Após cruzamento da direita, Leandro Pereira conclui para o gol, mas a bola bate na mão de Cuesta e vai para fora. Na cobrança, o centroavante da Chapecoense deslocou Marcelo Lomba para virar o placar para os catarinenses, aos 36min.

O Inter, que precisava do empate para retomar a liderança, foi para cima e esteve perto de conseguir o gol. Aos 48min, Damião se chocou com um defensor e caiu. O árbitro marcou pênalti, que foi cobrado pelo centroavante colorado no canto direito e defendido por Jandrei.

Na pressão final, o Inter criou mais uma chance em uma falta pela direita. Na cobrança, D'Alessandro levantou e, de carrinho, Damião desviou. Mas Jandrei fez a defesa com a perna, garantindo o triunfo da Chapecoense.

CHAPECOENSE

Jandrei; Eduardo (Barreto), Rafael Thyere, Nery Bareiro, Bruno Pacheco; Elicarlos, Marcio Araújo, Diego Torres (Yann), Doffo; Victor Andrade (Bruno Silva), Leandro Pereira. T.: Guto Ferreira

INTERNACIONAL

Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta, Iago; Gabriel Dias, Patrick, Edenílson, William Pottker (Camilo), Nico López (D'Alessandro); Jonatan Alvez (Leandro Damião). T.: Odair Hellmann

Estádio: Arena Condá, em Chapecó (SC)

Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães

Cartões amarelos: Doffo, Rafael Thyere (Chapecoense); Patrick, Cuesta, Gabriel Dias (Inter)

Cartões vermelhos: Cuesta (Inter)

Gols: Nico López, aos 25min do primeiro tempo (Inter); Leandro Pereira, aos 37min do primeiro tempo e aos 36min do segundo tempo (Chapecoense)

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 4 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 11 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 11 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

brasil Brasil Há 55 mins

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

lifestyle Ozempic Há 11 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

mundo Pensilvânia Há 11 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

mundo Guerra Há 23 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal