Inter sofre sem Rodrigo Dourado e dependência ameaça rendimento do time

O marcador de 24 anos não conhece uma derrota desde o início de maio.

© REUTERS/Pilar Olivares

Esporte Marca 18/09/18 POR Folhapress

Rodrigo Dourado não jogou, e o Internacional voltou a perder. Nesta segunda-feira (17), o time colorado foi superado pela Chapecoense por 2 a 1 em Santa Catarina, e novamente os reflexos da dependência do volante foram vistos em campo.

PUB

O marcador de 24 anos não conhece uma derrota desde o início de maio. Esteve em campo em duas das quatro vezes que o time gaúcho perdeu nesta edição do Campeonato Brasileiro. E nas duas últimas, que interromperam longas séries de invencibilidade, foi ausência sentida.

O Inter ficou dez jogos sem perder entre a partida contra o Grêmio e o jogo diante do América-MG no primeiro turno. Em nove deles, Dourado esteve em campo. Não jogou contra o São Paulo, substituído por Charles.

No décimo duelo, quando novamente não pôde estar em campo, o time vermelho sentiu muito sua ausência. No Independência, Odair Hellmann tentou mudar o esquema tático ao recuar Patrick e Edenílson, mas viu ruir o bom sistema defensivo do time. Vitória do time mineiro por 2 a 1.

Em seguida, já com o volante em campo de novo, o Inter se refez e, nos nove jogos seguintes, também não conheceu derrota. Em todos o atual capitão do time jogou. Só que, em Chapecó, uma contusão no pé direito sofrida diante do Grêmio forçou a saída. E novamente o time sentiu bastante.

Em campo, não houve mudança de sistema. Desta vez Odair Hellmann optou pelo mais simples e colocou Gabriel Dias. Com outra característica, porém, o ex-jogador do Paraná não deu a mesma segurança ao time.

A frequência com que saiu da frente de Moledo e Cuesta para dar combate a adversários na intermediária deixou lacunas aproveitadas pela Chapecoense, que criou bastante e pressionou o jogo todo. Na saída de bola, a falta da qualidade de passe de Dourado também foi sentida com repetidos erros.

"Eu acho que o Gabriel [Dias] fez uma boa partida, teve uma boa apresentação. Nós simplificamos na decisão de manter o modelo. Não foi por isso que perdermos. Claro que o Rodrigo [Dourado] faz um grande campeonato, e jogadores de qualidade sempre fazem falta em qualquer equipe. Mas temos que ressaltar o plantel, o grupo. O Gabriel não foi mal, fez uma boa partida na minha visão. Fez o que tinha que fazer na função, a derrota não passa por ele", disse o treinador do Inter.

Mas os números mostram o quanto é difícil para o time jogar sem Dourado. Dos 25 jogos do Brasileiro, ele não esteve em campo apenas em três. Duas derrotas e um empate do Inter. Jamais vitória.

"Vínhamos de uma invencibilidade de 10 jogos, perdemos contra o América-MG, e hoje completaríamos dez jogos também. Perdemos. Agora temos uma semana para trabalhar e vamos buscar fazer um bom jogo em São Paulo", simplificou o vice de futebol Roberto Melo.

Para a partida contra o Corinthians, o retorno de Dourado não é garantido. Ainda lesionado, o jogador será avaliado diariamente a partir desta terça (18) para saber se terá ou não condições de jogo. O duelo será no domingo (23), a partir das 16h (de Brasília), na Arena Corinthians. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

tech Justiça Há 16 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'