Justiça Federal autoriza exame psiquiátrico em agressor de Bolsonaro

Oliveira está preso em presídio federal em Campo Grande (MS)

© Reuters / Ricardo Moraes

Justiça facada 19/09/18 POR Folhapress

A Justiça Federal de Minas Gerais autorizou, nesta terça-feira (18), o exame de um psiquiatra particular em Adelio Bispo de Oliveira, 40, que feriu o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com uma faca no último dia 6, em Juiz de Fora (MG). Oliveira está preso em presídio federal em Campo Grande (MS).

PUB

Segundo o juiz federal Bruno Souza Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, o exame psiquiátrico vai subsidiar sua decisão sobre autorizar ou não a instauração de um incidente de insanidade, pedido pela defesa.

Em seu pedido, os advogados requereram que a Justiça instaurasse o incidente de insanidade, suspendendo o processo por 45 dias e admitindo um médico psiquiatra indicado pela defesa como assistente técnico.

O Ministério Público Federal não concordou com o pedido, e o juiz o negou, afirmando que não havia "nenhum documento que apontasse o efetivo comprometimento da capacidade do investigado em entender o ilícito". Para o magistrado, os elementos até aquele momento comprovavam higidez mental.

O juiz, no entanto, deu a opção aos advogados de contratarem um médico particular para examinar Oliveira e, com base no exame, solicitar novamente o incidente -o que será feito a partir da decisão desta segunda.

O advogado de Oliveira, Zanone Oliveira Jr., afirmou que visitará o cliente em Campo Grande ainda nesta semana e levará o médico psiquiatra.

Na segunda-feira (17), investigadores da Polícia Federal tomaram novo depoimento do agressor. A PF analisa dados de Oliveira para descobrir se ele agiu sozinho.

ENTREVISTA

A defesa de Oliveira também comunicou à Justiça Federal que há interesse de um programa de televisão em entrevistar o agressor, afirmando ainda que não se opõe a isso.

O juiz Savino afirmou que, se as partes interessadas não se opõem, não há motivo para que ele impeça o contato do investigado com a imprensa.

O magistrado decidiu, porém, que a autorização depende da direção do presídio federal de Campo Grande e do Juízo Federal Corregedor da penitenciária, já que a realização da entrevista afeta a rotina e a segurança da unidade prisional. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 15 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 17 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 16 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 16 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 16 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 8 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 17 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 16 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens