Após alteração no Fomento de Teatro, artistas ocupam Municipal de SP

A manifestação dentro do prédio durou poucos minutos, depois foi concentrada na escadaria do teatro e terminou na Prefeitura de São Paulo

© Movimento de Teatro de Grupo de São Paulo/Divulgação

Cultura protesto 20/09/18 POR Folhapress

Nesta quinta-feira (20), cerca de 200 artistas mascarados ocuparam o Teatro Municipal de São Paulo, em protesto contra uma mudança da Prefeitura de São Paulo na Lei de Fomento. Segundo o presidente da Cooperativa de Teatro de São Paulo, Rudifran Pompeu, a escolha por tampar parte do rosto "era uma proposta estética de ocupação política de demonstração que o teatro é público". Além disso, ele afirmou que a GCM costuma criminalizar este tipo de ação, e, para não serem fichados, manifestantes colocaram as máscaras. 

PUB

A manifestação dentro do prédio durou poucos minutos, depois foi concentrada na escadaria do teatro e terminou na Prefeitura de São Paulo.

"Cultura não é mercadoria", diziam os manifestantes. O protesto foi uma resposta dos artistas após a Prefeitura de São Paulo, em julho, alterar a forma como devem ser compostas as comissões que selecionam os projetos.Para a votação, é formada uma comissão com sete pessoas.

+ Museu Nacional inspira plano mundial de prevenção da Unesco

Quatro são indicadas pela prefeitura, as outras três da sociedade -geralmente, formada por membros da classe artística. A cada semestre, o edital dedicado à pesquisa  contempla até 30 projetos inscritos. O total de recursos é de R$ 8,5 milhões e cada proposta não pode receber mais de R$ 1 milhão. 

Agora, entende-se que cada proponente, ou seja, cada CNPJ, teria direito a apenas um voto para a comissão julgadora. Isso restringe a um os votos de todos artistas representados pela cooperativa.

A Cooperativa de Teatro de São Paulo, formada por 4.000 artistas e coletivos paulistas, foi acusada que dominar os votos. Para artistas, essa foi uma maneira de privilegiar outros trabalhos, comerciais, que a lei em princípio não atenderia. "Isso é entregar a cultura nas mãos dos empresários", disse o presidente da cooperativa paulista.  

A Secretaria Municipal de Cultura informa que a Cooperativa Paulista de Teatro ingressou com ação judicial questionando o parecer da Procuradoria do Município, que interpretou a lei no sentido de que ela confere o direito de apenas um voto por proponente para compor a comissão que julga os projetos do Fomento ao Teatro. Agora, a pasta aguarda um processo está sob análise do poder judiciário. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 7 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 16 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 16 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 9 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'