Rafaela Silva é eliminada por canadense na estreia no Mundial de Judô

A campeã olímpica competiu na categoria até 57kg e foi eliminada na sua primeira luta ao perder para a canadense Jessica Klimkait

© Reuters

Esporte Rapidez 22/09/18 POR Estadao Conteudo

Única representante do País a competir neste sábado no Mundial de Judô, que está sendo realizado em Baku, Rafaela Silva deixou a competição precocemente no Azerbaijão. A campeã olímpica competiu na categoria até 57kg e foi eliminada na sua primeira luta ao perder para a canadense Jessica Klimkait, a décima colocada no ranking mundial.

PUB

Na sua única luta nesta edição do Mundial, Rafaela começou mais agressiva e forçou uma punição à Klimkait. A brasileira ficou em desvantagem ao receber duas punições em sequência, mas reagiu ao levar a rival a também ser punida. Porém, há poucos segundos do fim da luta, a campeã olímpica foi projetada por wazari, sendo derrotada pela judoca do Canadá.

Após o revés, o técnico da seleção feminina de judô, Mario Tsutsui, comparou a derrota deste sábado com o contexto que conduziu Rafaela a conquistar a medalha de ouro olímpica na Olimpíada do Rio, há dois anos.

"Ela foi para a chave de braço rolando junto e, com isso, a arbitragem achou que foi ponto para a canadense. Está parecendo o caminho que ela trilhou em 2016. Ela antes (no Mundial de 2015), na primeira luta, foi eliminada por uma canadense, saiu chorando, e a gente conversou explicando que a caminhada era longa e que em 2016 era o ano da Olimpíada. Agora está acontecendo a mesma coisa: uma canadense na frente", lembrou Tsutsui.

Rafaela ainda vai competir na National Gymnastics Arena, pois na quinta-feira participará da disputa por equipes mistas. E o treinador da seleção feminina avaliou que a campeã olímpica poderá contribuir para um bom resultado da equipe nacional.

"Vamos pensar lá para frente, 2020 está aí e vamos buscar o bi olímpico e trabalhar. Ela saiu muito chateada, mas acho que agora está mais calma, mais consciente da luta. Rafaela é uma atleta muito competitiva. Normalmente, ela luta bem na equipe e a gente espera que ela possa ajudar bastante ainda a equipe nesse torneio misto."

A inatividade pode ter atrapalhado Rafaela no Mundial, pois esta foi apenas a quarta competição da brasileira em 2018. Ela passou por cirurgia no cotovelo esquerdo em janeiro, só voltando a competir nos tatames em maio. E em sua última competição antes de ir para Baku, foi campeã do Grand Prix de Budapeste.

O Mundial de Judô prossegue neste domingo com a participação de três brasileiros: Ketleyn Quadros (63kg), Eduardo Yudy Santos (81kg) e Victor Penalber (81kg).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 19 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 18 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

fama Príncipe William Há 18 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

tech Inovação Há 10 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

lifestyle Rosto Há 18 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

mundo Vídeo Há 18 Horas

Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entram em confronto em universidade

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS agora mesmo

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

fama BBB-MAYCON Há 20 Horas

Maycon reclama de falta de trabalhos e fala sobre dívidas após BBB 24

fama Samara Felippo Há 19 Horas

Samara Felippo diz à polícia que filha sofreu outros episódios de racismo na escola