Parada LGBTI na zona sul do Rio é adiada por falta de segurança

A Polícia Militar alegou descumprimento do prazo para solicitar autorização

© Daniel Becerril/Reuters

Brasil são conrado 22/09/18 POR Folhapress

Agendada para este domingo (23), a primeira Parada LGBTI de São Conrado, na zona sul do Rio, foi adiada por falta de segurança. A Polícia Militar alegou descumprimento do prazo para solicitar autorização, mas na manhã deste sábado (22) foram deflagradas operações na Rocinha e no Vidigal, próximos ao local do evento.

PUB

Os organizadores da parada informaram que decidiram acatar a decisão e que agendarão nova data. "A organização entrou em um consenso de aceitar, até porque é para a segurança de todos nós", disse em uma rede social Priscila Rodrigues, uma das responsáveis pelo evento. 

Em nota, a assessoria da Polícia Militar disse que o evento não foi autorizado "por estar em desacordo com o prazo definido no Decreto n°44617, que dispõe sobre a concessão de autorização para a realização de eventos culturais, sociais, desportivos, religiosos e quaisquer outros que promovam concentrações de pessoas".

O decreto estadual estabelece que os pedidos devem ser feitos em prazos mínimos que variam entre 40 e 70 dias, dependendo da expectativa de público. A organização havia perdido o prazo, mas poderia recorrer a uma liminar para realizar o evento.

Na manhã deste sábado batalhões especializados da PM, como o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e o Batalhão de Choque, iniciaram operações nas comunidades, que convivem com guerra entre facções criminosas. Na Rocinha, até o início da tarde, haviam sido apreendidas 17 granadas, drogas e balanças de precisão.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Priscila Rodrigues respondeu questionamentos do público com relação ao adiamento e agradeceu o apoio das autoridades. "Peço que vocês tenham compreensão, não julguem os órgãos públicos", disse ela. A parada tinha apoio da Secretaria de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio.

O evento teria uma homenagem ao funkeiro Mr Catra, morto no dia 9 de setembro aos 49 anos. Entre as atrações confirmadas, estavam as funkeiras Valesca Popozuda e MC Sabrina. Rodrigues disse que todos confirmaram que estarão presentes na nova data, ainda a ser definida. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 16 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 16 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 16 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 9 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 8 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 15 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 14 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 14 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 15 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 14 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa