Flamengo vence Atlético-MG e alivia pressão sobre Barbieri

Rubro-Negro bate o Atlético com gols de Arão e Paquetá e se aproveita do fato de São Paulo e Inter não terem vencido na rodada

© REUTERS/Pilar Olivares

Esporte reage no Brasileirão 23/09/18 POR Estadao Conteudo

O Flamengo não teve uma atuação de gala, mas mostrou raça, eficiência e venceu o Atlético Mineiro, por 2 a 1 neste domingo à tarde, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória importante que alivia um pouco a pressão em cima do técnico Maurício Barbieri e deixa o time com 48 pontos, bem perto dos líderes - o Internacional tem 50 e o São Paulo, 51. O Atlético-MG está um pouco mais a atrás, com 42 pontos.

PUB

Depois de uma semana de folga, Barbieri enfim pôde escalar aqueles que treinaram melhor. Colocou Pará na lateral-direita com a missão de priorizar a marcação pelo setor, um dos pontos fortes do Atlético-MG. Na lateral-esquerda optou por Trauco, mais agressivo e apoiado por Matheus Sávio. Sem o meia Diego, suspenso, colocou dois volantes - Cuéllar e Willian Arão - para dar mais liberdade a Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá.

Tudo funcionou muito rápido, porque, antes do relógio marcar dois minutos, o time carioca abria o placar. Trauco passou fácil por Emerson, com a bola entre as pernas, entrou na área e cruzou rasteiro para Willian Arão. Na marca do pênalti, ele bateu de chapa no canto direito de Victor, que foi pego no contrapé.

O gol manteve a torcida eufórica. Além da vibração pelo gol anulado de Henrique Dourado, aos 13 minutos. Matheus Sávio levantou e o atacante testou em diagonal, balançando as redes. Mas estava impedido e a arbitragem agiu corretamente.

Thiago Larghi, do Atlético-MG, imaginava um jogo diferente, tanto que preteriu Cazares para a entrada de Tomás Andrade pelo lado direito, com Luan ficando mais pelo meio do ataque. Não funcionou, tanto que o centroavante Ricardo Oliveira ficou isolado e não recebeu nenhuma bola em todo o primeiro tempo.

Mesmo assim, o Atlético empatou aos 22 minutos. Luan cobrou escanteio com curva e Leonardo Silva se antecipou na primeira trave para desviar de cabeça. O goleiro Diego Alves ainda tocou na bola, que chegou muito rápido em cima dele.

O Flamengo aquietou e a melhor chance para desempatar foi mineira, numa ligação direta. O zagueiro Iago Maidana fez longo lançamento para Chará, que pegou a defesa rubro-negro desarmada. Ele invadiu a área, apertado por Réver, e chutou fraco em cima de Diego Alves que conseguiu mandar a bola para escanteio aos 35 minutos.

Neste momento, Larghi acertou o posicionamento: colocou Cazares no lugar de Tomás Aquino, que saiu nervoso e até chorou no banco de reservas. Luan passou a jogar pelo lado direito e Cazares passou a flutuar pelo meio. Os times foram para o intervalo com o Flamengo mais preocupado.

Na volta, mudança no ataque flamenguista com a entrada de Vitinho, mais veloz, para a saída de Matheus Sávio. O time mineiro começou explorando a velocidade e chegou duas vezes na frente com perigo. Mas o que funcionou mesmo foi o cruzamento de Trauco, após passe errado de Ricardo Oliveira, que encontrou Lucas Paquetá entre os zagueiros na grande área. Ele subiu muito e testou melhor ainda no canto direito de Victor, aos oito minutos.

O jogo continuou intenso, com maior volume mineiro. Aos 26 minutos, Barbieri preferiu reforçar a marcação tirando Henrique Dourado para a entrada do meia Piris. O recuo flamenguista foi natural, obrigando a defesa a sofrer e deixando a torcida a rezar. Aos 36 minutos, uma mudança inesperada: saiu Vitinho para a entrada de Marlos Moreno.

Nada melhorou no Flamengo, porém, não sofreu o empate. Deu sorte aos 45 minutos num chute forte de Leonardo Silva, que tirou tinta da trave esquerda. O sofrimento foi até os 50 minutos, numa cobrança de falta na lateral da grande área que levou todos atleticanos para a área, até o goleiro Victor. Cazares levantou, Réver desviou de cabeça e a bola explodiu no travessão. A torcida respirou aliviada e festejou a vitória importante.

O Flamengo, agora, tenta chegar à final da Copa do Brasil. Na quarta-feira fará o jogo de volta da semifinal contra o Corinthians, em Itaquera. Como empatou sem gols no Maracanã, agora precisa vencer. Se houver outro empate, por qualquer placar, a vaga será definida nos pênaltis. Pelo Brasileiro, o time carioca vai enfrentar o Bahia, na Fonte Nova, no próxima sábado, às 21 horas. O Atlético-MG vai receber o Sport, em Belo Horizonte (MG), domingo, às 16 horas.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 2 x 1 ATLÉTICO-MG

FLAMENGO - Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Réver e Trauco; Cuéllar, Willian Arão, Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá e Matheus Sávio (Vitinho e Marlos Moreno); Henrique Dourado (Piris). Técnico: Maurício Barbieri.

ATLÉTICO-MG - Victor; Émerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos; José Welison, Elias, Tomás Andrade (Cazares), Luan (Edinho) e Chará; Ricardo Oliveira (Denilson). Técnico: Thiago Larghi.

GOLS - Willian Arão, a 1, e Leonardo Silva aos 22 minutos do primeiro tempo. Lucas Paquetá, aos 8 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Pará e Henrique Dourado (Flamengo); Emerson e Denilson (Atlético-MG).

ÁRBITRO - Rodolpho Toski Marques (PR).

RENDA - R$ 1.062.984,50.

PÚBLICO - 36.018 pagantes (39.462 no total).

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 19 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 17 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 21 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 19 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 19 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 19 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 20 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 20 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens