Classificado, Brasil vira sobre a Bélgica no Mundial

Resultado serve mais para dar confiança à equipe

© Divulgação/FIVB

Esporte Partida 23/09/18 POR Folhapress

Está encerrada a segunda fase do Mundial de vôlei masculino. Depois de ver a Bélgica abrir vantagem no placar, a seleção brasileira conseguiu a vitória de virada por 3 sets a 2 neste domingo (23), em Bolonha, na Itália.

PUB

O resultado serve mais para dar confiança à equipe, que já estava classificada para a terceira fase do torneio. Antes do jogo, o Brasil tinha quatro pontos de vantagem para os belgas, segundos colocados, e não seriam alcançados de maneira alguma.

As seis equipes garantidas na próxima etapa serão sorteadas em dois grupos; a seleção pode ter em seu caminho os times de Estados Unidos, Itália, Polônia, Rússia e Sérvia.

Em relação à equipe que o técnico Renan Dal Zotto costuma escolher, o líbero Thales foi o único a iniciar a partida contra os belgas. Sem suas principais peças, o Brasil sofreu em quadra durante metade da partida e viu os belgas abrirem vantagem no primeiro set, fechado em 25 a 22.

+ Garoto invade campo, abraça Neymar e ganha camisa do craque; vídeo

A segunda parte foi mais equilibrada. Embora tenha começado com desafio da Bélgica, a arbitragem reviu o lance e confirmou o ponto da seleção brasileira. Os primeiros momentos davam esperança ao Brasil, mas os europeus conseguiram a virada por 25 a 23.

Ao ver a seleção abrir um placar de 16 a 13 no terceiro set, Renan Dal Zotto sentiu necessidade de alertar sua equipe; afinal, os brasileiros chegaram a abrir 16 a 12 no set anterior, mas deram espaço para o crescimento belga.

"O set anterior estava 16 a 12 para a gente. Sem dar mole! Sangue nos olhos até o final, não vamos dar mole", avisou o treinador. Ele tinha razão, já que a Bélgica logo encostou em 17 a 16 com bomba de Van Der Dries. Mas um ace de Douglas fechou o set em 25 a 19 para o Brasil.

O que parecia perdido se transformou em caminho para a virada. No quarto set, a seleção brasileira saiu na frente com bons bloqueios - destaque para Maurício Souza, que subiu bem três vezes seguidas - e não teve dificuldade para fazer 25 a 15.

O tie-break teve início com ponto da Bélgica, mas o Brasil logo mostrou que não estava para brincadeira e abriu quatro de vantagem. Um ace de Douglas levou o placar a 12 a 8. Sem levantador brasileiro na quadra, o match point veio no saque de Evandro: 15 a 12.

Para efeitos de comparação, a seleção brasileira de Renan Dal Zotto obteve 12 pontos de bloqueio em todo o jogo; os belgas fizeram cinco. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 12 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 13 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 12 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 11 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana