MP denuncia bando que contrabandeava armas para facção criminosa do RJ

Os onze investigados atuavam de forma sofisticada, adquirindo pistolas e munições em Foz do Iguaçu (PR) e as transportando dentro de televisores

© Pixabay

Justiça Cerco 24/09/18 POR Notícias ao Minuto

A Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Resende, no sul fluminense, denunciou uma organização criminosa responsável pela distribuição de armas de fogo para traficantes da facção criminosa Comando Vermelho e distribuídas em favelas do Rio. Os onze denunciados atuavam de forma sofisticada, adquirindo pistolas e munições em Foz do Iguaçu, no Paraná, e as transportando dentro de televisores até a Baixada Fluminense. A Polícia Civil calcula que a quadrilha trouxe mais de mil armas para abastecer a facção criminosa.

PUB

De acordo com a denúncia, o grupo era liderado por Francinei Custódio Medeiros, vulgo Neizinho, principal financiador da compra dos armamentos e responsável pela organização do esquema criminoso. Leonardo Gomes Rangel, vulgo Leo NH, também financiava o grupo e exercia o contato constante com o Comando Vermelho. Abaixo deles estavam os organizadores da logística de aquisição, ocultação e transporte das armas Ingrid da Silva Pereira e Gabriel Tintel dos Santos Silva, vulgo Tintel.

+ Jovem é liberado após confessar ter matado mulher com tábua de carne

O transporte do armamento era feito primeiro em ônibus até Curitiba, São Paulo e Resende, onde era transferido para automóveis que seguiam para a Baixada Fluminense. Durante todo o trajeto, o grupo mantinha contato constante por aplicativos de celular. A denúncia destaca que o tráfico de armas de fogo, acessórios e munições era realizado praticamente toda semana, o que leva a crer que o número de pistolas levadas para a região metropolitana do Rio atinge a casa dos milhares. Uma dessas equipes de transporte, a equipe alfa, foi presa em flagrante com 40 pistolas, crime já denunciado pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Resende.

A investigação teve início por informação da área de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e foi conduzida pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) da Polícia Civil e pela Promotoria de Investigação Penal de Resende, com expedição de mandado de busca e apreensão nas residências de Neizinho. Na casa dele foram apreendidos 280 quilos de maconha, colete balístico, uma pistola e peças de pistola, sendo objeto de denúncia pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Belford Roxo.

Neizinho, atualmente preso, tinha uma residência luxuosa em Belford Roxo, onde exercia suas atividades, e uma cobertura no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio. Na ação, foram apreendidas motocicletas de luxo Ducati e Triumph e um automóvel Audi Q3. O grupo foi denunciado pelos crimes de tráfico de armas, organização criminosa, obstrução da justiça e lavagem de capitais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula