Lançamento de carta pregando democracia divide campanha de Bolsonaro

No documento, o presidenciável faz juras de respeito à democracia, prega a unificação nacional e lança acenos a minorias

© Adriano Machado/Reuters

Política Eleições 25/09/18 POR Folhapress

A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) se dividiu sobre a conveniência de lançar uma carta aos eleitores na qual o candidato faz juras de respeito à democracia, prega a unificação nacional e lança acenos a minorias.

PUB

A carta foi escrita há cerca de dez dias, a partir de um texto-base do general da reserva Augusto Heleno, considerado o cérebro do programa de governo de Bolsonaro. Recebeu várias sugestões e modificações de colaboradores próximos.

A versão atual fala de governar "independentemente das diferenças" e traz negativas do candidato sobre acusações de homofobia e racismo, decorrentes de seu longo histórico de declarações polêmicas enquanto era deputado federal. Defende até a integração à sociedade de indígenas e quilombolas, grupos atacados mais recentemente por Bolsonaro. A existência do texto foi divulgada no sábado (22) pelo site G1.

+ Ibope: Haddad e Bolsonaro estão empatados entre mulheres

A questão é que o time de Bolsonaro não sabe se divulgar um texto desses não servirá justamente para seus adversários o acusarem de ter "passado recibo" das acusações de ser pouco democrata. É a leitura do grupo partidário de sua campanha, liderado pelo presidente interino do PSL, Gustavo Bebianno.

Para eles, é melhor pontuar as cada vez mais frequentes falas do convalescente deputado, que se recupera da facada levada durante campanha em Juiz de Fora no dia 6 passado.

Na prática, foi o que ocorreu durante sua entrevista à rádio Jovem Pan na segunda (17), onde disse defender tolerância e união no país. A partir da semana que vem, já em casa se tudo correr conforme o previsto, Bolsonaro pretende fazer uma transmissão ao vivo por dia na internet -ao mesmo tempo do horário eleitoral.

Isso não quer dizer que a carta ainda não possa afinal ver a luz do dia. Grupos ligados às formulações do programa de um eventual governo Bolsonaro, como o liderado pelo general Heleno e o de empresários apoiadores da campanha, acreditam que o texto teria um efeito semelhante à "Carta ao Povo Brasileiro" de 2002.

Lançado no meio da campanha daquele ano por Luiz Inácio Lula da Silva, o ambíguo texto trazia o compromisso com rigor fiscal que era ausente de programas do PT até então. Se não acalmou o mercado imediatamente, lançou as bases para a transição que levou à ortodoxia econômica bem-sucedida do primeiro mandato do petista.

Hoje, a "Carta" virou exemplo de manual político quando o que está na mesa é tentar desarmar imagens pregressas de candidatos.

A questão daqueles que são contra dar caráter de manifesto ao texto é a avaliação de que ele não converterá nenhum antibolsonarista agora. Por outro lado, num eventual segundo turno, Bolsonaro beijar a cruz da democracia assim como Lula beijou a do mercado em 2002 pode ser instrumental para capturar votos centristas que rejeitam a volta do PT ao poder mas torcem o nariz para as posições extremas do deputado. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 13 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 22 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 18 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 22 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 15 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 14 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'