Brasil é social-democracia presa em corpo de emergente, diz economista

Para Schwartsman, a fotografia é preocupante porque mostra que o país gasta como uma economia europeia, mas tem mantido altos níveis de desigualdade

© iStock

Economia Opinião 25/09/18 POR Folhapress

O governo brasileiro é uma social-democracia europeia presa num corpo de uma economia emergente, afirmou nesta terça-feira (25), o economista e colunista da Folha de S.Paulo Alexandre Schwartsman, em seminário organizado pelo CDPP (Centro de Debates de Políticas Públicas).

PUB

Estudo apresentado pelo ex-diretor do Banco Central aponta que os gastos do governo brasileiro representavam 47% do PIB (Produto Interno Público) ao fim de 2017, colocando-o ao lado de países como França, Finlândia e Bélgica.

Mas a contrapartida a isso -consistente melhora da desigualdade social e serviços públicos de boa qualidade- estaria longe desses países europeus.

+ Temer admite suspender intervenção no Rio para votar Previdência

Segundo Schwartsman, as despesas primárias, que excluem o pagamento de juros, correspondiam a 38% do PIB em 2017, sendo que metade disso correspondia a gastos com os chamados benefícios sociais -que incluem, dentre outros, aposentadorias e pensões, seguro-desemprego, auxílio-doença e o Bolsa Família.

Ao decompor o gasto em cada um desses itens, no entanto, Schwartsman ressaltou que 52,9% dos gastos feitos em aposentadorias e pensões, por exemplo, são direcionados para pessoas que ganham acima de cinco salários mínimos.

Diferentemente do Bolsa Família, cujos gastos se concentram nas famílias mais pobres. Na rubrica, menos de 5% dos recursos são destinados para quem ganha mais de cinco mínimos.

O economista lembrou ainda que, enquanto a trajetória dos gastos se mostrou crescente entre 2014 e 2017, os investimentos caíram de R$ 166 bilhões para R$ 77 bilhões ou de cerca de 2,7% do PIB para 1,2% do PIB.

Para Schwartsman, a fotografia é preocupante porque mostra que o país gasta como uma economia europeia, mas tem mantido altos níveis de desigualdade. O que de certa forma explicaria a demanda por mais serviços públicos mesmo diante de gastos tão altos, disse o economista. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula