TSE julga Garotinho inelegível e o afasta de campanha a governo do Rio

Garotinho teve seus direitos políticos suspensos pelo TSE por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito

© Inácio Teixeira/ Coperphoto

Política Eleições 27/09/18 POR Notícias Ao Minuto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (27), por unanimidade, que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho está inelegível e, portanto, deve suspender de imediato a campanha ao governo fluminense nas eleições deste ano. Ele também está proibido de gastar recursos do Fundo Eleitoral.

PUB

O TSE confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que no último dia 6 já negou o registro de candidatura a Garotinho. Ele figura como segundo colocado em pesquisas de intenção de voto ao governo do Rio.

Garotinho teve seus direitos políticos suspensos pelo TSE por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, em julho, pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso envolve desvios de R$ 234,4 milhões da área de Saúde do Rio de Janeiro quando ele era secretário da pasta, entre 2005 e 2006.

+ TSE rejeita recurso de Lula para gravar vídeos de propaganda eleitoral

Trata-se do primeiro caso em que o TSE aplicou a Ficha Limpa em face de condenação por improbidade nas eleições majoritárias deste ano, estabelecendo jurisprudência para os julgamentos daqui em diante.

Para o relator do caso, ministro Og Fernandes, a condenação se enquadra de modo preciso nos critérios da Lei da Ficha Limpa, que prevê a inelegibilidade de pessoas condenadas por improbidade em órgãos judiciais colegiados. “Não há dúvida de que a condenação atende aos requisitos”, afirmou.  

Acompanharam o relator os ministros Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Jorge Mussi e a presidente da Corte, ministra Rosa Weber. “Entendo plenamente evidenciada a causa de inelegibilidade”, afirmou ela.  

A defesa de Garotinho alegou que a inelegibilidade poderia ser afastada pelo fato de a pena imposta, de mais de dois anos de prisão, ter sido convertida em pagamento de multa e serviços à comunidade. O TSE não acolheu o argumento. Com informações da Agência Brasil. 

Os advogados ainda não se manifestaram sobre a condenação de hoje.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 9 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 8 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo México Há 10 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo França Há 3 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

politica Bolsonaro Há 9 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 11 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo Espanha Há 5 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

fama Betinho Há 11 Horas

Morre o cantor Betinho, sucesso nas trilhas sonoras de novelas