Jogo de equipe constrange Hamilton e Bottas no pódio do GP da Rússia

A vitória de Hamilton, que abriu vantagem na liderança do Mundial de Pilotos para o alemão Sebastian Vettel (306 a 256 pontos), foi facilitada por ordem do chefe de equipe da Mercedes Toto Wolf

© REUTERS

Esporte Fórmula 1 30/09/18 POR Folhapress

"Um dia difícil." A frase que o britânico Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas, primeiro e segundo colocados no GP da Rússia de F-1, respectivamente, usaram para abrir suas coletivas de imprensa foi a mesma e demonstra o clima de constrangimento que atingiu a Mercedes neste domingo (30).

PUB

A vitória de Hamilton, que abriu vantagem na liderança do Mundial de Pilotos para o alemão Sebastian Vettel (306 a 256 pontos), foi facilitada por ordem do chefe de equipe da Mercedes Toto Wolf que, na 25ª volta, determinou que o finlandês, então o segundo colocado, trocasse de posição com o piloto britânico, que estava em terceiro. 

Bottas praticamente parou para Hamilton assumir a segunda posição momentaneamente -naquele momento, Max Verstappen liderava. A justificativa era de que Vettel se aproximava perigosamente de Hamilton na disputa pela terceira posição, e Bottas passou ser o seu "escudeiro".

O estrategista James Wolves disse a Bottas pelo rádio que ordenou a troca de posições naquele ponto porque o pneu de Hamilton estava com bolhas, e Vettel estava se aproximando. "Tivemos de fazer isso, porque Hamilton tem bolhas nos pneus e não poderíamos colocar em risco a posição dele", justificou.

A ordem de equipes escancarada pela atitude de Bottas de quase estacionar o carro gerou polêmica imediata. A transmissão mostrou o botão "tática" sendo apertado por Toto Wolf e ficou a expectativa se haveria devolução da posição no final da corrida. Na última volta, já com a dupla da Mercedes nas duas primeiras posições, o finlandês perguntou se seria recompensado, e a resposta foi negativa.

O constrangimento ficou visível ainda pelo rádio, com Wolff admitindo a Bottas. "Um dia difícil para você, um dia difícil para nós. Vamos discutir mais tarde e explicar".

Ao sair do carro, Hamilton pouco comemorou a vitória. Tentou até passar pelo repórter oficial da transmissão da F-1, mas não conseguiu. E não escondeu o constrangimento.

O ambiente ficou pesado até no pódio, com os pilotos da Mercedes e o terceiro colocado Sebastian Vettel com cara fechada. Hamilton chamou Bottas para subir no primeiro lugar do pódio e chegou a oferecer o troféu ao companheiro, que não aceitou.

"Foi realmente um dia muito difícil, Valtteri fez trabalho fantástico e obviamente me deixou passar. Temos que nos preocupar com o campeonato, equipe como um todo. O importante é que estamos na frente com os dois. Mas sei que foi muito difícil para ele", disse.

Com a cara fechada, Bottas adotou discurso parecido. "Dia difícil. Um bom resultado para a equipe, mas pessoalmente como todo mundo viu foi um pouco difícil. Lewis está lutando pelo campeonato e nós temos sempre um plano, mas é assim", afirmou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 12 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

tech Espaço Há 14 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 13 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 11 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon