População da Macedônia boicota plebiscito sobre novo nome

Na prática, eleitores disseram "não" à "Macedônia do Norte"

© REUTERS/Marko Djurica

Mundo Votação 30/09/18 POR Notícias Ao Minuto

A Ex-República Iugoslava da Macedônia (Fyrom, no acrônimo em inglês) não deve mudar de nome: a maior parte dos eleitores boicotou o plebiscito para fazer o país balcânico passar a se chamar "República da Macedônia do Norte", o que abriria caminho para sua adesão à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

PUB

Os últimos dados da afluência mostram que, até 18h30, meia hora antes do fechamento das urnas, apenas 34,09% dos eleitores haviam comparecido, sendo que, para validar a consulta popular, era necessário um quorum de pelo menos 50%.

+ Equipes buscam dezenas de pessoas presas sob escombros na Indonésia

Entre os que participaram, a vitória do "sim" foi esmagadora: com 50% das urnas apuradas, o placar é de 90,8% a 6,18% dos votos totais, incluindo os invalidados. "Foi um dia de democracia. Os cidadãos votaram livre e pacificamente, segundo as próprias convicções", declarou o primeiro-ministro social-democrata Zoran Zaev, que não descarta a possibilidade de eleições antecipadas.

Ele era defensor da mudança de nome, ao contrário da oposição conservadora e do presidente nacionalista Gjorge Ivanov. Como o plebiscito era consultivo e não vinculante, o governo poderá seguir com a tramitação do acordo com a Grécia no Parlamento, mas sua aprovação dependerá de maioria qualificada de dois terços.

"Os cidadãos, tanto os que votaram 'não' quanto os que boicotaram o plebiscito, demonstraram claramente que a Macedônia é contra esse acordo", afirmou o líder da oposição, Hristijan Mickoski, que, apesar disso, defende a adesão à UE e à OTAN.

O caminho para Bruxelas, no entanto, deve seguir bloqueado pela Grécia, que reivindica exclusividade sobre o termo "Macedônia" - o nome batiza a porção mais setentrional do território grego.

Além de alegar que o termo pertence exclusivamente ao patrimônio cultural e histórico helênico, a Grécia teme possíveis pretensões territoriais por parte de seus vizinhos setentrionais.

O nome "República da Macedônia do Norte" é fruto de um acordo assinado no mês de junho entre Skopje e Atenas. Independente desde 1991, a Macedônia só foi admitida na ONU sob o acrônimo "Fyrom". (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia