Número de mortos chega a 1.347 em tsunami na Indonésia

Quantidade deve aumentar após buscas em áreas remotas

© Antara Foto Agency/Reuters

Mundo terremoto 02/10/18 POR Ansa

O número de mortos causados pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu a região de de Palu, capital da província de Sulawesi Central, na Indonésia, chegou a 1.347, segundo autoridades locais.

PUB

O sismo causou ondas de até seis metros de altura, que destruíram prédios e arremessaram barcos para dentro da cidade. Pelo menos 62 mil pessoas ficaram desabrigadas e centenas estão gravemente feridas.

O serviço de proteção civil afirma que ainda há muitas pessoas soterradas por escombros nas cidades de Sigi e Balaroa, o que faz as autoridades acreditarem que o número de vítimas ainda deve aumentar.

Enterros em massa estão sendo feitos para conter a proliferação de doenças nas áreas atingidas. Um avião com 12 mil litros de combustível e caminhões com comida enviados pelo governo chegaram sob a escolta de policiais.

Os esforços de socorro estão concentrados em Palu, cidade que tem 380 mil habitantes e que está localizada em uma área de mais fácil acesso que os outros locais atingidos, o que aumenta a chance de encontrar sobreviventes. "Nós nos sentimos como filhos bastardos, porque toda a ajuda está indo para Palu", disse um sobrevivente da província de Donggala, à agencia de notícias "Associated Press".

As autoridades estão priorizando as buscas em grandes prédios da região, como hotéis. O governo estima que 67 mil edificações tenham desabado com os tremores da última sexta-feira (28). "Todos estão com fome depois de muitos dias sem comer", disse o chefe da administração de Donggala, onde o socorro do governo ainda não chegou. "Dê atenção a Donggala, senhor Jokowi", gritou um morador, dirigindo-se ao presidente da Indonésia, Joko Jokowi Widodo, em uma rede de televisão local.

Novo tremor

A ilha de Sumba, que tem 750 mil habitantes, registrou nesta terça-feira (2) um réplica de tremor de magnitude 6,3 às 7h59 no horário local (21h50 de segunda-feira, em Brasília). Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) italiano e o Serviço Geológico norte-americano (USGS), o epicentro foi detectado no mar, a 15 quilômetros de profundidade e 30 quilômetros ao sul da cidade de Nggongi. Ainda não há informações sobre vítimas e danos materiais. O abalo não causou alerta de tsunami.

+ EUA ameaçam atacar russos se tornarem míssil proibido operacional

Mais de 25 países ofereceram ajuda à Indonésia, após apelo do presidente Widodo, mas poucas equipes já chegaram às áreas atingidas. O Reino Unido anunciou que vai enviar o navio militar "HMS Argyll", o avião Airbus A400M, além de uma equipe de especialistas em buscas em escombros, segundo o Ministério da Defesa de Londres, para ajudar nas buscas.

O governo de Malta também anunciou o envio de uma equipe com médicos, paramédicos e enfermeiros, além de água e produtos de higiene. O primeiro-ministro australiano, Scott Morrisson, anunciou nesta terça-feira (2) ajudas que somam US$ 360 mil e avalia uma segunda remesssa.

Autoridades do governo informaram que cerca de 1,2 mil presos fugiram de pelo menos três prisões durante a confusão. Além disso, sobreviventes da tragédia estão saqueando lojas de alimentos para conseguir água e comida. Nesta terça-feira, a polícia teve de usar bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para conter um grupo de pessoas que tentaram assaltar um mercado em Palu. Os agentes faziam plantão na porta do estabelecimento e foram pressionados por dezenas de pessoas a liberarem a porta. Algumas pessoas atiraram pedras nos policiais por não permitirem o acesso.

O desastre ocorreu pouco tempo depois de as autoridades da Indonésia terem retirado um alerta de tsunami após o terremoto, que teve magnitude 7.5 na escala Richter e foi registrado a 80 quilômetros da costa. O erro pode ter atrasado a evacuação das áreas de risco.

A cidade de Palu, a mais atingida pela tragédia, fica em uma baía estreita, o que pode ter amplificado a força das ondas, que chegaram à costa com 6 metros de altura. O arquipélago da Indonésia tem 260 milhões de pessoas e mais de 17 mil ilhas que abrangem uma distância comparável à de Nova York a Londres. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula