8 erros de maquiagem que envelhecem

Maquiadora ensina como evitar falhas para conquistar um rosto mais bonito e jovem

© iStock

Lifestyle MAKE 03/10/18 POR Notícias Ao Minuto

A maquiagem tornou-se um item indispensável no dia-a-dia de qualquer mulher, seja para se sentirem mais bonitas, disfarçar imperfeições ou até mesmo dar um ar mais jovem e saudável ao rosto. Porém, se utilizada da forma incorreta ou em quantidade excessiva a maquiagem pode acabar tendo o efeito oposto, conferindo ao rosto um aspecto mais velho e cansado. Para ajudar você a contornar este problema, a maquiadora Denise Valença, do LeFil Beauty, maior salão de beleza de São Paulo, listou os principais erros que as mulheres cometem na hora de se maquiar e como evitá-los. Confira:

PUB

+ 4 itens indispensáveis na bagagem de mão de Renata Kuerten

- Falta de preparação da pele: É muito comum que as mulheres comecem a se maquiar antes de preparar devidamente a pele. Porém, este é um passo essencial para conquistar uma maquiagem perfeita e uma pele bonita e saudável. “É importante que antes de iniciar a maquiagem você higienize seu rosto com água micelar ou sabonete líquido e realize uma hidratação com um creme específico para seu tipo de pele, esperando a absorção completa do hidratante antes de aplicar a base ou o corretivo”, recomenda a profissional.

- Escolher o tom de base errado: De acordo com a maquiadora, a escolha errada do tom e da textura da base é um dos erros mais comuns e que mais contribuem para o aspecto envelhecido da pele. Isso porque muitas pessoas acreditam que a base deve corrigir imperfeições ou dar cor ao rosto, funções que, na verdade, cabem ao corretivo e ao blush, respectivamente. “A base tem como objetivo homogeneizar a tonalidade da pele e por isso deve ser escolhida de acordo com o tom e o tipo da sua pele. O ideal é que você opte por um produto do mesmo tom ou um tom acima da pele do rosto e com uma textura mais fina e fluída, por exemplo”, completa.

- Exagerar na quantidade de pó: O pó ajuda a finalizar a maquiagem, conferindo um efeito mate à pele. Mas, se utilizado em excesso, o produto pode sobrecarregar o rosto e piorar o aspecto de rugas e linhas de expressão. “Antes de utilizar o pó é importante que você saiba quais são as necessidades de sua pele e rosto. Se você tem a pele mais madura, por exemplo, o ideal é evitar aplicar o pó em certas regiões da face para não realçar imperfeições e marcas da idade. Nestes casos, menos é mais”, afirma Denise.

- Usar lápis preto em excesso: Quando aplicado em excesso, o lápis preto sobrecarrega os olhos, conferindo um aspecto cansado a região. Além disso, se não for aplicado corretamente, o lápis pode acabar escorrendo para a região das olheiras e dar a sensação de que a área está muito mais envelhecida do que realmente é. Para evitar o borrado é importante então utilizar um lápis a prova d’água ou aplicar pó compacto ou sombra preta logo após terminar o delineado para promover efeito mate.

– Usar sombras cintilantes em peles maduras: “Para quem já apresenta sinais da idade, principalmente ao redor dos olhos, como pés de galinhas e pálpebras caídas, é fundamental evitar o uso de sombras brilhantes, já que estas vão realçar as imperfeições da região, chamando atenção para a área. No lugar do brilho, opte por uma sombra opaca para criar profundidade no olhar sem perder a naturalidade.”

– Escolher o blush errado: Na maioria dos casos, blushes de tons castanhos podem conferir um aspecto mais pesado e menos jovem ao seu rosto. Então o melhor é escolher a cor do blush de acordo com a tonalidade que você cora naturalmente, optando por tons como o pêssego, o rosé e, em alguns casos, o bronze.

- Não delinear a boca após aplicar o batom: Quando aplicamos um batom mais cremoso é comum que o produto escorra para pequenas linhas ao redor da boca após algum tempo da aplicação, principalmente em pessoas mais velhas, o que destaca ainda mais as rugas ao redor da área. “Para evitar este problema o ideal é utilizar um batom de efeito mate ou então contornar os lábios com um lápis da cor do batom para ajudar a criar fixação e evitar que o produto escorra”, destaca a especialista.

– Não evidenciar os cílios: De acordo com Denise Valença, cílios finos, pouco densos e vincados criam um aspecto envelhecido no rosto, pois dão a ideia de um olhar cansado e fraco. “Por isso é essencial investir em um bom rímel e não ter medo de passar várias e generosas camadas, mas sempre tomando cuidado para não deixar grumos nos cílios”, finaliza a maquiadora do Lefil Beauty.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

mundo Titanic Há 9 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 44 mins

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina