Rinoplastia: conheça duas técnicas mais utilizadas nesse procedimento

Procedimento aberto ou fechado pode proporcionar ao paciente o nariz dos sonhos

© Reprodução / Instagram

Lifestyle CIRURGIA 03/10/18 POR Notícias Ao Minuto

A rinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz com algumas finalidades, podendo ser estética, reparadora ou funcional. Esse procedimento é considerado de baixo risco e de rápida recuperação, já que o paciente consegue retornar a sua rotina em poucas semanas, mesmo com algumas restrições.

PUB

+ Cleo Pires adota look Kylie Jenner para seu aniversário de 36 anos

Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, em São Paulo, e professor na Santa Casa, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, o procedimento é indicado para pacientes que possuem obstrução nasal, deformidades congênitas, fraturas ou queixas estéticas. “Não existe idade ideal para realizar esse procedimento, mas é importante que a/o paciente já tenha o desenvolvimento completo da face, podendo variar em cada paciente, mas geralmente ocorre após os 15 anos de idade em mulheres e 16-17 anos em homens”, explica Dr. Eduardo.

Esse procedimento cirúrgico ainda pode ajudar pessoas que sofrem com obstrução nasal crônica e respiração oral: “Quando a cirurgia é feita com objetivos funcionais, a rinoplastia visa melhorar a função primordial do nariz, a respiração, auxiliando em uma melhora na qualidade de vida dos pacientes”, conta o otorrino.

Aberta ou fechada?

Segundo Dr. Eduardo Dolci, vários fatores implicam na escolha: “Para decidir o melhor tipo de rinoplastia para cada paciente, analisamos as estruturas do nariz, ossos e a cartilagem. Quem faz a escolha do melhor tipo de procedimento é o médico especialista".

A rinoplastia aberta, ou exorinoplastia, é quando o cirurgião faz pequenas incisões na columela nasal, que é o tecido que separa as narinas. Depois disso, a pele é levantada, expondo a parte interna do nariz. “A exorinoplastia dá ao médico maior visibilidade da estrutura do nariz”, conta o médico.

Já na rinoplastia fechada, ou endorinoplastia, ocorre quando as incisões são feitas dentro da narina e a pele não é levantada e, com instrumentos menores, o cirurgião irá corrigir o nariz. “Esse procedimento é o mais conhecido, justamente por ser menos invasivo”, diz o otorrinolaringologista.

A recuperação é rápida, em cerca de uma semana o paciente já consegue voltar à rotina de trabalho, sempre tomando muito cuidado com o nariz. “Nas primeiras semanas o inchaço já desaparece, lembrando que o paciente não deve usar óculos, nem praticar esportes no primeiro mês. Após esse período, a prática de exercícios leves, como a caminhada, estão liberados. Exercícios mais pesados, como a musculação, só devem voltar a ser feitos depois de três meses”, finaliza o especialista.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que deve ser indicado e realizado por um especialista. Procure um médico para a recomendação do melhor tipo de procedimento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 14 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 13 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 17 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 14 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

tech Ataque Há 14 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 16 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 9 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)