Em lágrimas, Papa pede que jovens sejam ouvidos em Sínodo

Assembleia episcopal ocorre até o próximo dia 28 de outubro

© Tony Gentile/Reuters

Mundo pontífice 03/10/18 POR Manuela Tulli

O papa Francisco inaugurou hoje (3) o Sínodo dos Bispos, que terá como tema "os jovens, a fé e o discernimento vocacional". O evento teve início com a missa na Praça de São Pedro, depois seguiu para os trabalhos no Salão do Sínodo. Um evento que quer ir além da difícil crise que a Igreja está vivenciando por causa do escândalo de pedofilia, e também pelos ataques contra Jorge Mario Bergoglio.

PUB

Como primeiro pedido, o Papa alertou para que os jovens não sejam esmagados pelos pecados e profetas da desgraça, mas que renovem sonhos e esperanças para não ficar "nas mãos dos mercadores da morte". Além disso, ele citou o poeta alemão Friedrich Holderlin. "O homem deve manter o que prometeu quando criança".

O momento mais comovente da manhã foi quando Francisco saudou os dois bispos chineses que, pela primeira vez na história, participaram do Sínodo. A partir de hoje até 28 de outubro, 267 padres sinodais serão reunidos para encurtar as distâncias entre a Igreja e o mundo da juventude, para encontrar novas línguas, abordar os temas sobre sexo e gênero sem tabu, entender por que tão poucos jovens hoje respondem ao chamado de Deus.

"Uma crítica honesta e transparente é construtiva e ajuda, embora não seja tagarelice inútil, rumores, ilusões ou preconceitos", sublinhou o Pontífice. O líder da Igreja Católica também pediu para evitar o clericalismo, aquela sensação de elites que muitas vezes toca clérigos. "Clericalismo é uma perversão e é a raiz de muitos males na igreja. Devemos humildemente pedir perdão e, sobretudo, criar as condições para não ser repetido".

+ Cinco policiais são baleados durante tiroteio nos EUA

Na homilia da manhã, Francisco não havia abordado os erros e pecados que afetam a Igreja, desde o escândalo mais grave de pedofilia. No entanto, ele pediu a graça de "ser memória ativa, viva e eficaz, que uma geração não se deixe sufocar pelos profetas de calamidades e infortúnios, nem por nossas limitações, erros e pecados, mas que seja capaz de encontrar espaços para inflamar o coração e discernir os caminhos do Espírito".

Em seguida, o Papa convidou todos a olharem para as dificuldades da geração mais jovem, pedindo para "reverter as situações de insegurança, exclusão e violência que são expostos". O Pontífice ainda pediu para os fiéis lutarem contra o que impede a vida dos jovens de se desenvolver com dignidade. "Peço que não deixem eles sozinhos, nas mãos de tantos mercadores da morte que oprimem suas vidas e obscurecem sua visão".

Desta forma, o Sínodo deve ser uma oportunidade para "expandir horizontes, abrir os nossos corações e transformar as estruturas que agora paralisam, nos dividem e nos separam dos jovens, deixando-os expostos aos elementos e órfãos de uma comunidade de fé para apoiá-los, um horizonte de sentido e vida". Os jovens pedem para ser ouvidos, "sem estereótipos e sem preconceitos". "Sobre isto a Igreja está endividada", finalizou. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 14 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 14 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 14 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 7 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

fama Demi Moore Há 12 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

brasil Brasil Há 13 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

esporte Liga dos Campeões Há 12 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

brasil São Paulo Há 6 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

esporte Ayrton Senna Há 13 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 12 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa