Novo robô ajuda a evitar fatalidades em combate a incêndios

Máquina é controlada por um controle remoto simples

© Divulgação

Tech AJUDA 04/10/18 POR ANSA

Uma nova tecnologia que chega ao mercado em 2018 promete diminuir fatalidades em casos de incêndio ao substituir o ser humano por um robô. O "Unidroid" começou a ser desenvolvido por um engenheiro elétrico chamado José Carlos de Castro Júnior há seis anos, quando ele presenciou um acidente de trânsito em São Paulo. Na ocasião, o carro se incendiou na pista, sem deixar vítimas.

PUB

+ Golpe que rouba dados bancários atinge milhares de roteadores no Brasil

Quando os bombeiros se aproximaram, com o fogo já aparentemente controlado, o veículo explodiu, ferindo um deles. "Não sei o que ocorreu, mas eu vi que ele se feriu com a explosão. Foi aí que eu tive a ideia de criar uma máquina que pudesse ir até lá se certificar de que não houvesse mais perigo de explosão", conta Castro Júnior. O robô é adaptado para aguentar o ambiente de um incêndio e suportar temperaturas de até 600°C, com capacidade de dispersar 8 mil litros de água por minuto. Guiado por um controle remoto bastante simples, o Unidroid pode ficar a até 600 metros de distância do operador.

"Não tem nenhum segredo, qualquer pessoa pode operar, não há necessidade de ser um combatente treinado", explica o criador do robô. Castro Júnior o pensou para atuar em situações de incêndio onde haja risco iminente de dano à vida, como por explosões ou desabamentos. "Incêndios domésticos, em galpões, indústrias, florestais, aeroportos, mercados, depósitos, locais com tanques de combustível, refinarias", cita alguns exemplos.

A ideia nasceu em 2012, mas o produto está sendo apresentado pela primeira vez na Fire Show 2018 - International Fire Fair, que acontece de 3 a 5 de outubro, no São Paulo Expo, centro de exposições situado na zona sul da capital paulista. O evento é organizado pela Cipa Fiera Milano e pela Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão (Abiex) e foi inaugurado nesta quarta-feira (3), na presença do cônsul italiano na cidade, Filippo La Rosa.

O protótipo levado para a Fire Show ficou pronto em janeiro, mas chegou a ser testado para valer um mês antes, no incêndio em um galpão da rede Pão de Açúcar na Grande São Paulo. "Não estava 100% pronto, mas fomos convocados às pressas. Levamos a máquina e participamos do combate ao incêndio", acrescenta Costa Júnior.

Segundo ele, os bombeiros militares já demonstraram interesse pelo equipamento. "Mas o maior interesse é das indústrias particulares, como aeroportos privados, grandes indústrias que armazenam combustíveis ou que têm grandes galpões", diz o engenheiro. Com Ansa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 20 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 21 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 21 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 23 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)