Nicarágua deporta jornalista por cobrir protestos contra Ortega

Carl David Goette-Luciak, repórter austríaco-americano, foi detido em sua casa em Manágua na segunda-feira

© REUTERS/Oswaldo Rivas

Mundo Censura 04/10/18 POR DANIEL AVELAR

A Nicarágua deportou nesta semana um jornalista estrangeiro que vinha cobrindo a onda de protestos contra o ditador Daniel Ortega.

PUB

Carl David Goette-Luciak, repórter austríaco-americano, foi detido em sua casa em Manágua na segunda-feira (1º) e interrogado por horas pelas forças de segurança antes de ser transportado de avião para El Salvador.

Após ser deportado, Goette-Luciak declarou ao jornal nicaraguense Confidencial que foi levado de sua casa praticamente nu e que, embora não tenha sido agredido, foi ameaçado de tortura pelos agentes de segurança.

"Um policial me disse que iriam me deportar porque em meus artigos eu escrevia e opinava sobre coisas falsas, e também por participar em manifestações clandestinas", relatou.

Ele também contou que, ao ser deportado, entregaram-lhe uma mala que estava em sua casa, na qual haviam colocado lixo e algumas mudas de roupa. "Eu não sei se roubaram a minha casa, se levaram meus computadores e discos rígidos", disse.

Goette-Luciak vivia na Nicarágua há alguns anos, e, com o início da onda de protestos contra o regime de Ortega, em abril, ele passou a escrever sobre a situação no país para veículos internacionais, como o Washington Post e o The Guardian.

Acabo de hablar con @CDGoetteLuciak. Los policías no lo golpearon, pero lo amenazaron con torturarlo. No lo llevaron al Chipote. Lo sacaron sin zapatos, sin camisa, solo en shorts de su casa. "Según policía, me deportaron por opinar 'cosas falsas' y andar en marchas ilegales" pic.twitter.com/GyTl1lntBS

— Wilfredo Miranda (@PiruloAr) 2 de outubro de 2018

DIFAMAÇÃO

Semanas antes de ser deportado, Goette-Luciak vinha sendo alvo de uma campanha de difamação nas redes sociais. Em uma série de posts, ele teve dados pessoais divulgados e foi acusado de ser um agente da CIA (serviço secreto americano) que agia para desestabilizar o país.

"Liberação de informações e incitação à violência contra um jornalista são atos inaceitáveis de intimidação", disse, em nota, Natalie Southwick, coordenadora do CPJ (Comitê para a Proteção de Jornalistas), uma ONG sediada em Nova York. "As autoridades nicaraguenses devem tomar medidas imediatas para encontrar os responsáveis pelas ameaças contra Carl David Goette-Luciak e garantir que eles enfrentem a Justiça."

A repressão das forças de segurança da Nicarágua contra os manifestantes já deixou mais de 300 mortos. Dentre eles está a estudante brasileira Raynéia Gabrielle Lima, 31, morta a tiros em Manágua em julho.Nos últimos 11 anos, Ortega se consolidou no poder por meio de alterações na Constituição, da expulsão de políticos de oposição e de uma eleição questionada que lhe deu, em 2016, o terceiro mandato. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula