Venezuela anuncia criação de polícia migratória para fronteiras

A ideia é atender em 72 pontos de controle nas fronteiras, portos e aeroportos

© Marco Bello/Reuters

Mundo reforço 05/10/18 POR Notícias Ao Minuto

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nesta sexta-feira (5) a criação da Polícia Migratória para atender à realidade em 72 pontos de controle nas fronteiras, portos e aeroportos em um momento no qual o país passa por uma grave crise econômica que levou milhares de venezuelanos a deixar o país.

PUB

"Nasceu na Venezuela a Polícia Migratória para preservar a segurança da população, para ter um controle migratório", disse a vice-presidente em declarações ao canal estatal VTV.

Delcy afirmou que esta será uma corporação policial "muito especializada" que se ocupará de atender "à realidade na fronteira" e enfrentar uma suposta "campanha de falsidades" promovida por Colômbia e Estados Unidos.

Segundo o governo de Nicolás Maduro, existe uma campanha internacional "de descrédito" para promover a ideia de que existe uma migração maciça de venezuelanos, sobretudo para outros países da região, com o objetivo de que essas afirmações preparem o caminho para uma invasão internacional.

+ Nobel da Paz é entregue desde 1901; veja quem foram os ganhadores

No entanto, além da Colômbia e do Brasil, que possuem fronteira com a Venezuela e reportaram nos últimos anos – e sobretudo nos últimos meses – a entrada de milhares de venezuelanos, Peru, Equador, Chile, Argentina, Panamá e República Dominicana também relataram sitação semelhante. Os imigrantes que chegam a esses países garantem que estão fugindo da crise venezuelana.

Quase 2,5 milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos quatro anos, segundo dados da Organização Internacional das Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), um número que o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil) acredita que pode crescer e alcançar os 4 milhões no fim de ano.

"Com esta polícia migratória avançamos na defesa, na preservação da soberania da Venezuela, avançamos na consolidação da segurança pública e avançamos no controle migratório para que a verdade se imponha e não as mentiras imperiais que Washington pretende vender muito barato ao mundo", disse Rodríguez. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 11 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama Paulo Cesar Pereio Há 13 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

fama NADJA-HADDAD Há 12 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

mundo Vulcão Há 8 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

mundo Viral Há 11 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Kim Kardashian Há 9 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Austrália Há 11 Horas

Piloto pousa avião sem trem de pouso em Newcastle, na Austrália; veja