Autorização do Ibama abre caminho para Hydro retomar atividades no PA

Ibama autoriza empresa a usar equipamento que vai estender vida útil de depósito de resíduos

© REUTERS/Ricardo Moraes

Economia Após suspensão 06/10/18 POR Folhapress

Dois dias após anunciar a suspensão das operações, a refinaria de alumina Hydro Alunorte foi autorizada nesta sexta-feira (5) pelo Ibama a usar um equipamento que permitirá a retomada das atividades.

PUB

Com a medida, de caráter excepcional, a empresa de capital norueguesa poderá utilizar a tecnologia de filtro prensa no processamento de resíduos. Assim, segundo a empresa, conseguirá estender a vida útil de um depósito de resíduos sólidos.

A refinaria fica em Barcarena (PA), perto de Belém. "Estamos prontos para voltar a operar e agradecemos todo o apoio que temos recebido das autoridades e da sociedade. Estamos fazendo todos os esforços para retomar a operação, enquanto mantemos nosso diálogo com as autoridades para retomar a produção total", disse, em nota à imprensa, o  vice-presidente executivo de Bauxita e Alumina, John Thuestad.

Na quarta-feira (3), a empresa havia anunciado a suspensão das atividades porque esse depósito estava chegando ao limite da sua capacidade. O segundo depósito de resíduos sólidos está sem uso há sete meses por determinação judicial e foi alvo de multa de R$ 10 milhões pelo Ibama por falta de licença ambiental.

A Hydro Alunorte é acusada de ter provocado um acidente ambiental em meados de fevereiro, quando fortes chuvas atingiram a região. A empresa nega o transbordamento de resíduos, mas admite o lançamento de efluentes (água da chuva que caiu no pátio da empresa) não tratados no rio Pará durante a inundação.

Os órgãos de fiscalização e monitoramento têm posições divergentes sobre o suposto acidente. O Ibama e a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará) não constaram o transbordamento, mas o Instituto Evandro Chagas (IEC), do Ministério da Saúde, afirma que ele ocorreu.

A Alunorte é a maior refinaria de alumina do mundo. Por causa da determinação judicial para reduzir sua produção pela metade, a empresa decretou férias coletivas a 1.000 dos seus 6.000 funcionários diretos e indiretos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 12 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 21 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 17 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 21 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 14 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'