Inflação vai a 488.865% na Venezuela, diz relatório da oposição

FMI havia previsto que o índice poderia passar de 1.000.000% neste ano

© Reuters

Economia Dados 08/10/18 POR Folhapress

O índice anual de inflação na Venezuela atingiu 488.865% em setembro em relação ao mesmo mês de 2017, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (8) pela Assembleia Nacional (oposicionista).

PUB

O FMI (Fundo Monetário Internacional) havia previsto que o índice poderia passar de 1.000.000% neste ano. A inflação diária está em 4%, enquanto a mensal subiu de 223% em agosto para 233% em setembro, diz o relatório.

Para comparação, a inflação de 2018 no Brasil deve fechar o ano em 4,4% de acordo com o Banco Central –patamar semelhante à alta diária na Venezuela.

Parlamentares da oposição se tornaram a única fonte confiável de indicadores econômicos depois que o Banco Central venezuelano deixou de publicar dados há cerca de três anos.

"Tudo indica que esse número continuará aumentando no mês que vem. Nosso conselho ao venezuelano é que utilize o dinheiro que tem, que não o deixe no banco para que perca seu valor", afirmou Juan Andrés Mejía, deputado da Assembleia Nacional.

+ Bolsa tem recorde de negociações e sobe 4% após 1º turno

Em um esforço para estabilizar os preços, o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou várias medidas em agosto, que, segundo os novos dados da oposição, não geraram o efeito esperado.

Na ocasião, o governo anunciou desvalorização de 96% do valor oficial da moeda, aproximando seu preço do que já era praticado no câmbio paralelo. Ela também ganhou um novo nome e passou a se chamar bolívar soberano.

O câmbio, assim como os salários, passaram a ser indexados a uma moeda virtual criada pelo regime, o petro, em uma medida criticada por economistas.

O pacote incluiu ainda um corte de cinco zeros na moeda e o aumento do salário mínimo em 3.000%. Maduro também mexeu no preço da gasolina, a mais barata do mundo, flexibilizou o câmbio e chegou a prender gerentes de supermercados.

Os problemas econômicos desencadearam uma crise no país, que sofre com um desabastecimento generalizado que atinge alimentos e medicamentos.

Isso levou à emigração de quase 2 milhões de pessoas, a maior parte para nações da região, como Colômbia, Equador e Peru –o Brasil recebeu cerca de 120 mil pessoas, sendo que metade segue no país, segundo o governo federal.

Maduro afirma que os problemas são causados pelas sanções dos EUA. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula