Kavanaugh nega ter ressentimentos sobre denúncias sexuais

Novo juiz da Suprema Corte prestou juramento na Casa Branca

© REUTERS/Joshua Roberts

Mundo Suprema Corte 09/10/18 POR Notícias Ao Minuto

O novo juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, Brett Kavanaugh, disse nesta segunda-feira (8), em sua cerimônia de posse na Casa Branca, que "não tem ressentimentos" sobre a grande batalha que travou para ser confirmado no cargo.

PUB

Kavanaugh foi acusado por três mulheres por crimes de agressão sexual, incluindo a professora Christine Blasey Ford, que alega que o juiz a tocou e tentou tirar sua roupa à força quandos os dois eram adolescentes.

"A Suprema Corte é uma equipe de nove pessoas. E eu sempre serei um membro da equipe, desta equipe de nove. O processo de confirmação no Senado foi controverso e desgastante. Meu objetivo agora é ser o melhor juiz que eu puder. Assumo este cargo com gratidão e sem ressentimentos", afirmou Kavanaugh.

+Kim Jong-un convida Papa a visitar Coreia do Norte

Apesar dos protestos de milhares de pessoas para barrar a nomeação do juiz, o Senado dos Estados Unidos confirmou Kavanaugh ao posto na Suprema Corte por 50 votos a 48, e uma abstenção.

Ao menos 300 pessoas foram presas pela polícia durante o protesto, que foi realizado na última quinta-feira (4). Entre as detidas estavam a supermodelo Emily Ratajkowski e a comediante Amy Schumer.

Na cerimônia de posse, em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu desculpas a Kavanaugh pelo o que ele descreveu como uma "campanha de mentiras". O republicano sempre defendeu o juiz.

"Em nome de nossa nação, eu quero pedir desculpas a Brett e toda a família Kavanaugh pela terrível dor e sofrimento que foram forçados a suportar", disse o republicano.

O chefe de Estado norte-americano ainda disse que as acusações foram uma "destruição política e pessoal baseada em mentiras e decepções".

Kavanaugh se tornou o nono juiz da Suprema Corte americana, permitindo a formação mais conservadora do tribunal em uma década e abrindo margem para algumas sentenças históricas em temas como aborto e casamento gay. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 17 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 16 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 20 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 16 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 19 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 16 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 18 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes