Senador americano diz que Bolsonaro explora medo para ganhar poder

"Bolsonaro, que disse adorar Donald Trump, exaltou a ditadura militar brasileira", afirmou Bernie Sanders

© Aaron Bernstein/Reuters

Mundo discurso 10/10/18 POR folhapress

O senador americano democrata Bernie Sanders, que assinou uma carta em julho deste ano criticando o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, é um exemplo de demagogo que explora o medo e o sofrimento das pessoas para ganhar e manter o poder.

PUB

"Bolsonaro tem um longo histórico de ataques contra imigrantes, minorias, mulheres e a população LGBT. Bolsonaro, que disse adorar Donald Trump, exaltou a ditadura militar brasileira e afirmou, entre outras coisas, que, para lidar com o crime, a polícia deveria ser autorizada a atirar em mais criminosos", afirmou o senador.

"Essa é a pessoa que poderá em breve liderar o quinto país mais populoso e a nona maior economia do mundo."

O discurso foi feito nessa terça-feira (9), durante um evento realizado pela SAIS (Escola de Estudos Internacionais Avançados) da Universidade Johns Hopkins, em Washington.

A proposta era discutir como construir um movimento democrático global para combater o autoritarismo.

+ Suspeito de estuprar e matar jornalista búlgara é preso na Alemanha

Sanders também afirmou para a plateia que Lula, "o político mais popular" do país, está preso por causa de "alegações altamente questionáveis".

O ex-presidente, preso desde abril deste ano, foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e é réu em outros seis processos.

Para o senador, o mundo assiste à ascensão de um novo eixo autoritário, patrocinado por líderes como Bolsonaro, Donald Trump, o russo Vladimir Putin, o filipino Rodrigo Duterte e o turco Recep Tayyip Erdogan.

Apesar de se diferenciarem em alguns aspectos, compartilham características como "a intolerância em relação a minorias étnicas e religiosas, a hostilidade às normas democráticas, o antagonismo em relação à imprensa livre e a constante paranoia sobre conspirações estrangeiras", segundo ele.

O fato de o presidente da "democracia mais antiga e poderosa" do mundo desrespeitar normas democráticas e atacar a imprensa e o Judiciário estaria inspirando outros líderes com tendências autoritárias a fazerem o mesmo.

A solução para combater o autoritarismo, diz Sanders, é criar um "forte movimento progressista global" que atenda às necessidades dos trabalhadores e que reconheça que os problemas que o mundo enfrenta são fruto de um "status quo falido".

"Precisamos de um movimento que una pessoas ao redor do mundo que não buscam voltar a um passado romantizado, o qual não funcionou para muitos, mas que lutam por algo melhor."

A carta assinada por Bernie Sanders, pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos em 2016, e outros 28 congressistas americanos foi escrita após a prisão de Lula e a morte da vereadora e ativista Marielle Franco (PSOL), no Rio de Janeiro.

O documento, enviado ao governo brasileiro, denunciava a "intensificação do ataque à democracia e aos direitos humanos no Brasil" e pedia a liberdade de Lula e uma investigação internacional para o caso de Marielle. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 3 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

brasil Brasil Há 23 mins

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

justica São Paulo Há 10 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 10 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Guerra Há 23 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

mundo Pensilvânia Há 11 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

lifestyle Ozempic Há 10 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético