Com liga parada pela neve, Islândia vive dias difíceis após a Copa

Sensação da Copa, o time tem duas derrotas (6 a 0 contra a Suíça e 3 a 0 para a Bélgica) e amarga a lanterna do Grupo 2 da Liga A

© Stephane Mahe/Reuters

Esporte ainda não deslanchou 13/10/18 POR folhapress

Enquanto as grandes ligas da Europa ainda deslancham, em alguns lugares do continente o futebol já parou. Como na Islândia, que na última quinta (11) empatou amistoso com a França e na segunda (15) enfrenta a Suíça, pela Liga das Nações da Uefa.

PUB

Após ter sido uma das sensações da Copa do Mundo da Rússia, quando empatou com a Argentina antes de ser derrotada por Nigéria e Croácia, a Islândia vive dias difíceis no torneio. Tem duas derrotas (6 a 0 contra a Suíça e 3 a 0 para a Bélgica) e amarga a lanterna do Grupo 2 da Liga A.

Já no futebol local, a neve chega de forma implacável durante o inverno e não deixa os campos de futebol do país em condições de receber jogos do campeonato a esta altura do ano, com sensação térmica abaixo de zero.

Por isso, a liga islandesa é disputada de abril a setembro, para que o torneio se encaixe dentro do verão europeu e permita a realização dos jogos. Quando os atletas retornam para o começo da pré-temporada, no início do ano, as atividades ainda precisam ser feitas em ginásios ou campos cobertos. Só nas últimas duas décadas foram construídos pela federação local, com a participação do governo, 13 instalações desse tipo – 6 delas têm campos com tamanho oficial.

+ Neymar supera 'luto' da Copa, encara microfones e o comando da seleção

Porém, na hora de voltar para os campos abertos, a responsabilidade de limpar o gramado fica por conta dos próprios atletas. Até mesmo no atual campeão nacional, o Valur, clube da capital Reykjavík.

"Precisa usar o verão quando os campos estão limpos para jogar, ou não tem como. Nos dias de neve, cada um pega uma pá e limpa o gramado", diz à reportagem o brasileiro Vítor Vieira, 18, que atua no Valur.

Natural de Porto Alegre, Vítor se mudou para a Islândia aos 8 anos porque seu pai arrumou um emprego no país.

Aos 10, já começou a jogar na escolinha do modesto Knattspyrnufélag Fjallabyggðar, da cidade de Ólafsfjördur, que tem apenas mil habitantes.

Em janeiro deste ano, ele se transferiu para o Valur, maior campeão islandês, com 22 títulos. Titular do sub-19, o meio-campista treina com o profissional e vai para o banco ocasionalmente nos jogos do time de cima. No clube, encontrou uma boa estrutura.

"O estádio tem grama sintética. A arquibancada pega 2.500, 3.000 pessoas. Fora do estádio tem mais um campo de grama e outro sintético, em que a base treina. E tem academia, cozinha, salas para jantar. É uma das melhores estruturas da Islândia", conta.

Mas nem sempre os estádios da ilha com pouco mais de 300 mil habitantes oferecem a estrutura do Valur. Muitas partidas do campeonato são jogadas em campos de grama natural, dificultando a manutenção por conta do clima, e que estão localizados a poucos metros do mar, onde ventos mais fortes atrapalham a ação.

Ao menos a pausa do campeonato local não pesa para a montagem da seleção, já que a grande maioria da equipe atua em outros países.

No último Mundial, só o lateral Birkir Saevarsson, 33, jogava na Islândia. Nas férias que precederam a Copa, ele trabalhou em uma fábrica de sal. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula