Sede da Copa de 2022, Catar tem ambição de ser referência para o mundo

Comitê Organizador informa que comunidade LGBT é bem-vinda, mas que bebidas alcoólicas serão restritas

© REUTERS/Ibraheem Al Omari

Esporte Mundial 14/10/18 POR Estadao Conteudo

O Catar quer entrar para a história do futebol. Se ainda não consegue fazer isso dentro de campo, com uma seleção forte, vai tentar na organização do evento - o Mundial a ser disputado em 2022, quando a França defenderá a conquista obtida neste ano na Rússia. O excesso de confiança do Comitê responsável é gigantesco, como demonstra nesta entrevista Fatma Al Nuaimi, diretor de comunicação do Comitê Supremo do Catar para Entrega e Legado, nome oficial do grupo organizador do torneio.

PUB

Logo de saída, a Copa do Catar já tem um atrativo diferente. Por causa do calor nos meses de junho e julho, de 50 graus, a disputa está marcada entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Al Nuaimi diz que a competição estará aberta a todos, inclusive à comunidade LGBT, e garante ao Estado que os torcedores vão ver uma Copa jamais vista. "Estamos prontos para quebrar os paradigmas da organização de Copas do Mundo e nos estabelecermos como referência em termos de megaeventos esportivos e seu legado."

Ritmo das obras

"Estamos felizes com o progresso feito em nossos estádios desde o início das construções, em 2014. O Khalifa International (reformado) é o primeiro estádio pronto. Foi concluído mais de cinco anos antes do torneio, em maio de 2017, quando sediou a final da Copa do Emir. As construções estão evoluindo bem nas outras sete instalações e estarão concluídas em 2020."

Receio de atrasos nas obras

"De jeito algum. Estamos planejando lançar dois estádios no começo de 2019, Al Bayt e Al Wakrah. Vale a pena mencionar que tínhamos planos de contingência em andamento. Isso nos permitiu ser capazes de responder rapidamente ao bloqueio ilegal ao Catar (em junho de 2017, Bahrein, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos fecharam suas fronteiras aéreas e impuseram bloqueios político e econômico ao país). Estabelecemos rotas alternativas de suprimento. Há muito trabalho, como de costume, e estamos em dia com o cronograma em todos os nossos projetos."

Investimentos

"Estamos trabalhando com orçamento de 23 bilhões de riyals (US$ 6,32 bilhões ou R$ 25,64 bilhões). É importante notar que a maior parte da construção da infraestrutura teria sido levada adiante, independentemente da vitoriosa candidatura para sediar a Copa. Expansões da malha rodoviária, o sistema nacional do metrô e a expansão do Aeroporto Internacional de Hamad são projetos integrantes da Visão Nacional Catar 2030 e foram planejados antes de o país ter-se decidido a se candidatar para o Mundial."

Copa das Confederações

"Todos os nossos estádios estarão concluídos em 2020. Então, a infraestrutura estará montada bem antes do torneio proposto para 2021. Estamos finalizando os planos, teremos alegria em organizar qualquer que seja o evento que consideremos o melhor para testar a preparação do Catar, antes do pontapé inicial para a Copa."

Álcool e comunidade LGBT

"O álcool não é parte da cultura catari e não poderá estar disponível em todos os lugares. Só em áreas designadas. A Fifa vai trabalhar com o Comitê Organizador para encontrar uma solução que satisfaça as partes interessadas, internas e externas. Com relação aos torcedores LGBT, todo mundo será bem-vindo. O Catar é um país relativamente conservador, mas tudo o que pedimos aos visitantes é que respeitem nossa cultura."

Operários empenhados

"Temos uma força de trabalho de mais de 28 mil pessoas ao redor de todos os locais de construção e escritórios. Agora estamos nos aproximando do período de pico de construções e provavelmente iremos superar os 30 mil trabalhadores no fim deste ano ou início do outro."

Oportunidade para brasileiros

"É claro! Temos uma equipe incrivelmente diversificada e talentosa que inclui mais de 50 nacionalidades. O Catar é uma economia global, recepcionando sem visto pessoas de quase 90 países, e isto está refletido na força de trabalho."

Denúncias de trabalho escravo

"A saúde e a segurança dos nossos trabalhadores permanece sendo prioridade número 1. Temos nos nossos locais de trabalho taxa de acidentes comparável ou superior a muitos padrões internacionais, inclusive os preparativos para a Olimpíada de Londres, considerados os mais seguros da história. Mas também reconhecemos haver ainda muito trabalho a ser feito e vemos o fato de o Catar sediar a Copa como um catalisador para acelerar iniciativas positivas já em andamento no país. Isto deixará um legado de progresso significativo e sustentável com relação ao bem-estar dos trabalhadores ao redor do país."

Melhor de todas as Copas

"Confiamos em oferecer aos fãs do futebol, aos jogadores e aos dirigentes e técnicos uma inesquecível experiência. O Catar é um dos países mais seguros do mundo, toda nossa infraestrutura da competição, inspirada na cultura árabe e com tecnologia de ponta, se estende por um raio de 50 km a partir do centro de Doha. Estamos prontos para quebrar os paradigmas da organização de Copas do Mundo e nos estabelecermos como referência em termos de megaeventos esportivos e seu legado."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 22 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 20 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 23 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 23 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 22 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 13 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 17 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 22 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave