Secretário de Trump fará reunião com rei sobre caso de jornalista

Em seu Twitter, Trump escreveu também que conversou com o rei saudita

© REUTERS/Jonathan Ernst

Mundo Twitter 15/10/18 POR Folhapress

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (15) que vai enviar o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, para uma reunião com o rei da Arábia Saudita a respeito do  desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi.

PUB

Em seu Twitter, Trump escreveu também que conversou com o rei saudita, Salman bin Abdul-Aziz al-Saud, e que ele disse que "ignorava" o paradeiro de Khashoggi  -crítico das políticas de seu país e, segundo a polícia turca, pode ter sido morto dentro do consulado saudita em Istambul quando tentava tirar documentos. 

Após a conversa, Trump levantou a hipótese de que Khashoggi possa ter sido assassinado por "matadores", sugerindo que essa pode ter sido a explicação oferecida pelo rei.

+Manifestantes protestam contra novas restrições para green card nos EUA

As buscas no consulado, que serão feitas por uma equipe conjunta da Turquia com a Arábia Saudita, estão previstas para a tarde desta segunda, afirmou à Reuters uma fonte diplomática turca. A agência de notícias afirma ainda que o rei Salman ordenou que seja aberta uma investigação interna sobre o caso. 

Questionado sobre quando o promotor fará um pronunciamento sobre a investigação, a fonte respondeu: "Ele foi instruído a trabalhar com rapidez".

Crítico da monarquia do golfo Pérsico e colaborador do jornal americano Washington Post, Khashoggi não é visto desde que entrou na representação diplomática no último dia 2 para obter documentos para seu casamento. O regime saudita afirma que o jornalista deixou o prédio, mas não ofereceu provas.

O caso provocou indignação internacional, com o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçando com uma "punição severa" caso se comprove que Khashoggi foi morto dentro do consulado e aliados europeus pedindo uma "investigação confiável".

A Arábia Saudita respondeu dizendo que haverá retaliações a qualquer sanção ou pressão econômica.Na sexta-feira (12) o Washington Post publicou que autoridades turcas informaram aos EUA que obtiveram gravações de áudio e vídeo que mostram o interrogatório, a tortura, a morte e o esquartejamento do corpo do jornalista no consulado. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 9 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 9 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 9 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

fama Demi Moore Há 8 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

lifestyle Suor Há 7 Horas

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

brasil Saúde 30/04/24

Brasil ultrapassa os 4 milhões de casos de dengue

esporte Liga dos Campeões Há 8 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

tech Rede Social Há 8 Horas

TikTok também poderá ser banido na Europa

esporte Ayrton Senna Há 8 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 8 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa