Neto do 1º medalhista do boxe brasileiro repete avô e é bronze olímpico

Bolinha repetiu o feito do avô, Servilio de Oliveira, ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão sendo disputados em Buenos Aires

© Jonne Roriz/Exemplus/COB

Esporte BOLINHA 17/10/18 POR Folhapress

Luiz Gabriel Oliveira, mais conhecido como Bolinha, repetiu o feito do avô e conquistou, nesta quarta-feira (17), a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão sendo disputados em Buenos Aires, na Argentina. Há 50 anos, na Olimpíada da Cidade do México, Servilio de Oliveira se tornou o primeiro medalhista do boxe brasileiro. Até 2012, foi também o único.

PUB

"É um sonho que consegui realizar. Isso vai ficar para a história: eu conseguir a mesma medalha do que ele, cinquenta anos depois", comentou Bolinha, logo após a luta disputada no Pavilhão Oceania. Na disputa pelo bronze, ele atropelou o irlandês Dean Patrick Clancy, vencendo nos três rounds por decisão unânime dos cinco juízes -todos deram contagem de 30 x 27.

A Olimpíada da Juventude, que termina nesta quinta-feira (18), está em sua terceira edição. Realizada pela primeira vez em 2010, ela reúne atletas que têm entre 15 e 18 anos. Mais enxuta, conta com seletivas regionais que filtram um número restrito de atletas por provas. No boxe, por exemplo, havia seis atletas em Buenos Aires por categoria, apenas. Os demais ficaram pelo caminho nas seletivas.

Sangue de medalhista! Luiz Oliveira acaba de conquistar o  no Boxe! 50 anos depois de seu avô, Servílio de Oliveira, conquistar a medalha nos Jogos Olímpicos do México 1968, Luiz repete o feito e está no pódio dos Jogos Olímpicos da Juventude. #TimeBrasilnoYOG pic.twitter.com/SbvErKhsxv

— Time Brasil (@timebrasil) October 17, 2018

Para chegar à medalha, Bolinha não precisou lutar na primeira rodada, vencendo o afegão Sultan Naeemi por W.O. Na semifinal, foi derrotado pelo tailandês Sarawut Sukthet. Já nesta quarta, na disputa pelo bronze, passou por Clancy.

A medalha é a segunda conquistada por Bolinha em um intervalo de dois meses. No final de agosto, ele também foi bronze no Mundial da Juventude de Boxe, disputado em Budapeste, na Hungria. Naquele torneio, só foi derrotado na semifinal, pelo britânico Ivan Price, campeão olímpico em Buenos Aires e vice no Mundial.

Em julho, em entrevista ao UOL Esprote, Bolinha disse que a meta era conquistar medalha nas duas competições e tentar chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele luta na categoria até 52kg, a mesma que consagrou o avô.

"Ele sempre me mostrou a medalha. No início eu não entendia muito, mas fui entendendo, e queria uma igual a dele. Ele sempre fala para mim e para todos os atletas que eu tinha condições de chegar no mesmo nível que ele. A gente trabalha duro. Vou fazer uma chamada de vídeo e mostrar para ele a medalha. Dá uma vontade de chorar", revelou após faturar a medalha. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 14 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 16 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 16 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 15 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 17 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 15 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 14 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos