Ministro italiano diz que sanções da UE contra Rússia são 'absurdas'

Matteo Salvini realiza visita ao governo russo

© REUTERS / Lisi Niesner (Foto de arquivo) 

Mundo Salvini 17/10/18 POR Ansa

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, afirmou nesta quarta-feira (17) que as sanções impostas pela União Europeia (UE) contra a Rússia são "absurdas". A declaração foi dada a empresários russos em Moscou, durante sua visita ao país liderado por Vladimir Putin. "Estou convencido de que elas são um absurdo social, cultural e econômico, e vamos tentar explicar e convencer todos os nossos parceiros", disse o líder do partido ultranacionalista Liga.   

PUB

Desde que assumiu o governo da Itália, Salvini tem tentado acabar com o regime de sanções imposto à Rússia, inclusive não exclui "qualquer opção" para convencer os outros países europeus. Durante a reunião, o ministro aproveitou para atacar a Turquia, dizendo que "os problemas em 2018 são resolvidos sentando-se à mesa e não com tanques na fronteira".   

+Após cúpula sobre Brexit, Macron e Merkel vão a bar em Bruxelas

"Estamos sancionando a Rússia pela Ucrânia, mas estamos perseguindo e financiando um país culturalmente asiático, para o qual demos 15 bilhões de euros nos últimos anos, um país que ocupa há 44 anos, militarmente, um dos países membros da União Europeia", explicou o vice-premier italiano.   

Segundo Salvini, "com as sanções contra a Rússia, alguns países nos perderam, mas outros nos ganharam, e qualquer referência aos franceses é mera coincidência".   

A tentativa dele e do governo de coalizão da Itália é convencer todos os seus parceiros europeus a acabarem com as sanções econômicas em vigor desde que a Rússia anexou a Crimeia em 2014.    Ao ser questionado se a Itália poderia vetar a renovação dessas sanções, Salvini respondeu que a Itália "só pode usar o trunfo do veto na Europa uma vez".   

"Há a questão do orçamento da UE, a questão da migração e o orçamento, que eu não sei o que jogar se eles o rejeitarem, mas continuaremos do mesmo jeito", acrescentou Salvini ao fazer uma avaliação do cenário de interesses italianos.   

O líder da Liga ainda afirmou que se sente "em casa na Rússia", o que não costuma acontecer em outros países europeus. Essa é mais uma expressão de simpatia pelo país. Há vários meses a Itália tenta conseguir da União Europeia se não uma retirada total das sanções pelo menos um relaxamento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 46 mins

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama AYRTON-SENNA Há 22 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

fama MADONNA-AMORES Há 22 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

brasil Brasil Há 17 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

esporte Fórmula 1 Há 19 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º

esporte Campeonato Inglês Há 23 Horas

Jesus dá assistência à la Ronaldinho Gaúcho, Arsenal vence e continua na liderança do Inglês

fama PAULO-GUSTAVO Há 17 mins

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

mundo Miami Há 4 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto