Menina de 4 anos morre após ser picada por escorpião no interior de SP

Criança foi socorrida, mas não resistiu a paradas respiratórias; mãe também foi picada

© Arquivo pessoal

Brasil Em moletom 23/10/18 POR Estadao Conteudo

Uma menina de 4 anos morreu após ser picada por um escorpião escondido em sua blusa, nesta segunda-feira, 22, em Ourinhos, interior de São Paulo. O acidente aconteceu na casa da família, na Vila Sândalo. A pequena Giovana Guedes Martins preparava-se para ir à escola quando reclamou de frio e pediu à mãe, Janaína Martins, de 33 anos, que a vestisse com um moletom. Em seguida, a criança começou a gritar de dor e a mãe se deparou com o escorpião no interior da manga do agasalho.

PUB

Ao tentar retirar o aracnídeo, a mulher também foi picada por ele. Elas foram levadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e tiveram atendimentos distintos. Enquanto a mãe, que recebeu uma dose menor do veneno, foi só medicada, a menina foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil da Santa Casa da cidade. Apesar de medicada, seu estado de saúde piorou e ela teve parada cardiorrespiratória por causa da ação do veneno. O corpo de Giovana foi sepultado, na manhã desta terça-feira, 23, no Cemitério da Saudade, em Ourinhos.

As crianças foram as principais vítimas de escorpiões, este ano, no Estado. Em abril, a menina Priscila de Oliveira Silva, de 5 anos, morreu após ser picada em sua casa, em Araçatuba. No mesmo mês, o aracnídeo causou as mortes da menina Yasmin Lemos Campos, de 4 anos, em Cabrália Paulista, e do garoto Brian Gabriel Alves, de 6, em Barra Bonita. Em maio, João Victor Souza de Paula, de 8 anos, morreu após ser picado em Ribeirão Preto. No mês de julho, Nicolas Benette, de 7 anos, recebeu a picada quando calçava o sapato, em Sumaré, e não resistiu.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CEV) da Secretaria Estadual de Saúde, este ano, até 16 de agosto, foram registrados 14,3 mil casos relacionados a ataques de escorpiões no Estado. Em todo o ano passado, foram 21,7 mil casos. Nos dois anos, a média é a mesma, de 1,8 mil casos por mês. Em 2017, houve 7 óbitos por escorpiões. Já este ano, até agosto, foram contabilizados 6 - a estatística não inclui a morte da pequena Giovana. Conforme a Vigilância, as ações de combate e prevenção relacionadas a zoonoses, como os ataques de escorpião, competem aos municípios.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 19 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 22 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 21 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 51 mins

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 13 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Titanic Há 4 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado