Justiça acata denúncia e acusado de matar Moa do Katendê vira réu

Inquérito concluiu que a morte ocorreu após uma discussão sobre as eleições presidenciais

© Reprodução

Justiça Assassinato 25/10/18 POR Folhapress

Acusado de matar o compositor e mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê, um dia após as eleições presidenciais em Salvador, o barbeiro Paulo Sérgio Ferreira de Santana tornou-se réu e vai responder na Justiça pelo assassinato.

PUB

A juíza Gelzi Maria Almeida Souza acatou nesta terça-feira (23) a denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia que acusa Paulo Sérgio de homicídio e tentativa de homicídio duplamente qualificados.

+ Flagrante a usuários de drogas recua há 26 meses seguidos em SP

Moa do Katendê foi atingido por 13 golpes de faca em um bar na comunidade Dique Pequeno, bairro da Federação, periferia da capital baiana.

O inquérito da Polícia Civil concluiu que o mestre de capoeira foi morto após uma discussão sobre as eleições presidenciais.

Segundo oito pessoas que testemunharam o crime, o mestre de capoeira defendeu o candidato Fernando Haddad (PT), enquanto o barbeiro disse que apoiava Jair Bolsonaro (PSL). Ambos discutiram e trocaram agressões verbais mútuas no bar.

Cerca de 20 minutos após a discussão, Paulo Sérgio voltou ao bar com uma faca e onde desferiu as facadas contra o mestre de capoeira, que estava sentado e de costas. Um primo de Moa também foi ferido com as facadas.

Em depoimento à polícia um dia após o crime, Paulo Sérgio confessou o crime e confirmou que a discussão foi motivada por diferenças políticas. No mesmo dia, em entrevista à imprensa, ele negou a versão e afirmou que teria discutido sobre futebol.

A versão, contudo, contrasta com o depoimento de oito pessoas que testemunharam o crime que convergem sobre a motivação política da discussão que resultou no crime.

Paulo Sérgio está preso preventivamente no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. O Ministério Público da Bahia solicitou que o réu seja levado a julgamento em juri popular.

Além de capoeirista, Moa do Katendê era compositor, percussionista, artesão e militante do movimento negro na Bahia. Foi um dos compositores do Ilê Aiyê, maior dos blocos afro da Bahia, e também um dos fundadores dos afoxés Badauê e Amigos do Katendê. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 1 Hora

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama AYRTON-SENNA Há 23 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

mundo Miami Há 5 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-AMORES Há 22 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

politica CHUVA-RS Há 4 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 66 e governador fala em 'Plano Marshall'

fama MADONNA-RIO Há 4 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama PAULO-GUSTAVO Há 1 Hora

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

esporte Fórmula 1 Há 20 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º