Diretor volta à cultura sulista com trama entre a ficção e a realidade

Tabajara Ruas volta aos ancestrais da cultura sulista, como faz na literatura -seu livro "Gumercindo" foi base para o longa

© Reprodução

Cultura Gumercindo Saraiva 25/10/18 POR Folhapress

ANDREA ORMONDSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Soy gaucho, y entiendaló/Como mi lengua lo esplica:/Para mi la tierra es chica/Y pudiera ser mayor;/ Ni la víbora me pica/Ni quema mi frente el sol". Assim falou Martín Fierro, herói nacional argentino criado por José Hernández.

PUB

Em "A Cabeça de Gumercindo Saraiva", os versos são lidos enquanto o capitão Francisco Saraiva (Leonardo Machado), filho de Gumercindo, descansa com seu bando. Em poucas palavras, entendemos a alma do "gaúcho": ele que não é apenas brasileiro, mas dos pampas.

Tabajara Ruas dirige, corroteiriza e coproduz com Ligia Walper. Ele volta aos ancestrais da cultura sulista, como faz na literatura -seu livro "Gumercindo" foi base para o longa- e no cinema -"Netto Perde Sua Alma" (2001).

A trama se passa em 1895, durante a Revolução Federalista, entre a ficção e a realidade. Capitão Francisco, o bárbaro. Major Ramiro de Oliveira (Murilo Rosa), o homem da lei.

Mas é a lei à brasileira: exumaram o cadáver de Gumercindo, um líder rebelde. Cortaram-lhe a cabeça e o major tem que levá-la à sede do governo, em Porto Alegre, como souvenir.

O grafismo de sangue e violência é leve. A brutalidade atormenta Ramiro, que carrega a narrativa com Francisco, seu duplo.

Se os Estados Unidos têm os caubóis, temos os gaúchos. Foras da lei curtidos no vento, com lenços no pescoço, botas, cavalos, revólveres. O opiáceo da liberdade, que Carlos Hugo Christensen levou ao cinema em "A Intrusa" (1979), adaptação do conto de Borges.

A loucura poética de "A Intrusa" aparece apenas de relance no longa. Um marechal desafia as leis de Deus. A narrativa passa então do naturalismo para o inesperado -o padre é tão louco quanto o marechal, que jura ter conversado com a alma de Gumercindo.

Mas o interlúdio é breve e logo Tabajara retoma as trocas de tiros que soam às vezes inverossímeis. Destaque para a bela atuação de Leonardo Machado, que tem a consciência do mito que traz para as telas.Embora sem grandes saltos estéticos, "A Cabeça de Gumercindo Saraiva" é celebração de uma história que merece ser lembrada.

A CABEÇA DE GUMERCINDO SARAIVA

PRODUÇÃO Brasil, 2018. 94 min

DIREÇÃO Tabajara Ruas

ELENCO Murilo Rosa, Leonardo Machado e Marcos Pitombo

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

AVALIAÇÃO Bom

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico