Peça distópica em SP atualiza temas clássicos de ficção científica

"Os 3 Mundos" fica em cartaz até o mês de dezembro

© Divulgação

Cultura Agenda 25/10/18 POR Folhapress

A peça "Os 3 Mundos" é programa obrigatório para os fãs de ficção científica que estão em São Paulo ou passam pela cidade até o mês de dezembro.

PUB

Encenada entre projeções feitas em duas telas, a obra é o primeiro texto para teatro dos quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon, responsáveis pelas adaptações em HQ de "Dois Irmãos" (Milton Hatoum) e "Como Falar com Garotas em Festas" (Neil Gaiman).

A linguagem de quadrinhos está presente nas projeções, com as quais os atores interagem o tempo todo. Em alguns momentos, a sensação é a de estar assistindo a um filme, tamanha é a força da sincronização e da trilha sonora, que conta com música original de Marcelo Pellegrini.

O espetáculo distópico dirigido por Nelson Baskerville conta a história de Lachesis (Paula Picarelli), líder de um tipo de culto que tem a serpente e o kung fu como elementos centrais. O grupo entra em conflito com o Mundo das Máscaras, tribo chefiada pelo autoritário Acônito (Thiago Amaral).

A manutenção de uma ordem imaginada e frágil é o objetivo dos líderes, seja pela imposição do medo ou do misticismo. O tema é velho conhecido de fãs de ficção científica e está presente em algumas das obras de referência do gênero.

Em "Nós", do russo Ievguêni Zamiátin (ed. Aleph), o enredo trata do controle de um governo autoritário sob o qual os cidadãos têm pouco poder de escolha e autonomia. Publicado pela primeira vez em 1920, ainda no início da União Soviética, o livro rendeu ao autor perseguição do regime e serviu como base para inúmeras obras que seguiram.

Na história de Zamiátin, os personagens são desumanizados ao perder seus nomes. São números, engrenagens. Em "Os 3 Mundos", há também uma tentativa de despersonalizar algumas figuras com a adoção de máscaras e uniformes.

A obra do russo foi ainda inspiração para "1984" (ed. Companhia das Letras), do britânico George Orwell. O livro, publicado em 1948, mostra um mundo em guerra perpétua, supervigiado por um governo totalitário (o Grande Irmão) com o propósito de esmagar as liberdades individuais.

Outro ponto comum entre as três obras é a tentativa de suprimir a história ou distorcê-la, ampliando, minimizando ou inventando acontecimentos para usá-los na retórica como ferramenta de dominação. Se não há um passado o futuro se torna um cheque em branco para que os líderes façam dele o que quiserem.

Na peça, fica indicado que os personagens pouco se lembram ou se conectam com o passado pré-apocalipse.

O assunto atrai cada vez mais público. Em 2017, ano da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, as vendas de "1984" cresceram 10.000%, segundo um representante da editora que publica o livro no país.

A eleição brasileira também teve um efeito parecido. Segundo a ferramenta Google Trends, que mede as buscas no Google, o termo "fascismo", que descreve uma ideologia política autoritária, bateu recorde de procura na plataforma na semana do primeiro turno.

Assim, "Os 3 Mundos" chega em boa hora e pode contribuir para o debate, com o diferencial de falar ao público em linguagem acessível e inovadora.

Em cartaz até o dia 16 de dezembro, o espetáculo tem entrada gratuita (reservas pelo site centroculturalfiesp.com.br).

OS TRÊS MUNDOS

QUANDO Qui. a sáb., às 20h, dom., às 19h. Até 16/12

ONDE Teatro do Sesi - Centro Cultural Fiesp, av. Paulista, 1.313

QUANTO Grátis (reservas pelo site centroculturalfiesp.com.br)

AUTORES Fábio Moon e Gabriel Bá

ELENCO Thiago Amaral, Paula Picarelli

DIREÇÃO Nelson Baskerville

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 18 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 17 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 9 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 17 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 18 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 18 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 9 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 18 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 15 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada