Volkswagen apresenta T-Cross, seu primeiro jipinho nacional

Modelo chega às lojas no segundo trimestre de 2019

© Divulgação 

Economia Novidade 25/10/18 POR Folhapress

A Volkswagen, enfim, tem seu utilitário compacto e urbano. A marca alemã apresenta nesta quinta (25) o T-Cross, que chega às lojas no segundo trimestre de 2019.

PUB

O carro será produzido em São José dos Pinhais (PR) e marcará a volta dos trabalhadores que ainda estão afastados da linha de produção, em programas de proteção ao emprego. Cerca de 500 funcionários retornarão à fábrica em abril de 2019.

A versão nacional do jipinho é maior que a europeia e tem detalhes visuais exclusivos. Um deles é o nome gravado no para-choque dianteiro, em uma barra cinza.

"O T-Cross tem o mesmo nome na na Ásia, na Europa e na América do Sul, mas o carro apresentado aqui é diferente. A versão feita no Paraná é mais alta e tem mais espaço, porque os argentinos e os brasileiros usam esse modelo como um carro para a família toda", afirma Jürgen Stackmann, responsável por vendas, marketing e pós-vendas no grupo Volkswagen. "Além disso, há características que a versão europeia não tem, como a saída de ar-condicionado na parte de trás."

A distância entre-eixos de 2,65 metros, a mesma do sedã Virtus, é a maior diferença em relação ao jipinho europeu, que utiliza a base do Polo, 9 cm menor.

A diferença é possível devido à modularidade da plataforma MQB, presente em quase todos os novos modelos da Volkswagen.

Todos os motores do T-Cross serão turbo flex. A versão 1.0 TSI oferecerá 128 cv de potência, enquanto a 1.4 terá 150 cv. A segunda opção será equipada exclusivamente com câmbio automático de seis marchas produzido pela empresa japonesa Aisin.

O utilitário compacto já demonstrou suas qualidades em testes com protótipos realizados na Alemanha e no interior de São Paulo. Seu maior desafio, porém, será superar o atraso.

A Volkswagen viu o segmento de jipinhos urbanos nascer em 2003, com o Ford EcoSport. Viu também o surgimento de Renault Duster, Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker, entre outros. Somente agora tem um produto apto a enfrentá-los.

A motorização moderna e os itens de segurança -todos os T-Cross serão equipados com airbags laterais- colocam o compacto da Volks em posição de destaque, mas ainda faltam seis meses para a sua chegada ao mercado.

Seu maior teste será em novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo, quando o público poderá vê-lo de perto. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 17 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 22 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 19 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 18 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show