Witzel mantém a liderança no Rio com 56%; Paes vai a 44%

O candidato do PSC permanece na liderança, com 56% das intenções votos válidos -contra 61% na semana passada

© Divulgação

Política datafolha 25/10/18 POR Folhapress

A distância entre as intenções de voto do ex-juiz Wilson Witzel (PSC) e do ex-prefeito Eduardo Paes foi reduzida em dez pontos percentuais em uma semana, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Datafolha.

PUB

O candidato do PSC permanece na liderança, com 56% das intenções votos válidos -contra 61% na semana passada. O ex-prefeito subiu e registra agora 44%, ante 39% do último levantamento.

Datafolha: Bolsonaro com 56% e Haddad com 44%; diferença cai 6 pontos

As intenções de votos válidos desconsideram os eleitores que declararam voto branco, nulo ou indecisão. Em relação aos votos totais, o levantamento mostra que 47% opta por Witzel (eram 50% há uma semana), 37%, Paes (contra 33% há sete dias), 11%, branco ou nulo, e 6% afirmam estar indecisos. Não houve mudança na taxa desses dois últimos grupos.

O Datafolha entrevistou 1.481 eleitores entre quarta-feira (24) e quinta. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada sob o número RJ-03785/2018 no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

Os dados mostram que Paes conseguiu ampliar seu alcance dentro do eleitorado com ensino superior, saindo de 32% para 43% nessa fatia do eleitorado, enquanto Witzel caiu de 52% para 42%. O candidato do DEM também ganhou espaço entre entrevistados com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos, subindo de 26% para 46% neste grupo, enquanto seu adversário caiu de 61% para 42%.

Witzel, contudo, mantém a liderança no eleitorado mais pobre, segundo o instituto.

O levantamento mostra também que um dos desafios do ex-prefeito é reduzir sua rejeição. Mais da metade dos entrevistados (52%) afirmam que não votariam em Paes "de jeito nenhum". Witzel tem a oposição de 39% dos eleitores, segundo o Datafolha.

O ex-juiz também mostra resiliência no eleitorado do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Ele tem 69% da preferência deste grupo, percentual semelhante ao apresentado na semana passada (70%).

Witzel chegou ao segundo turno ao se associar na reta final da campanha do primeiro turno ao senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL). O presidenciável declarou neutralidade na disputa fluminense, e Paes tem tentado fazer acenos ao capitão reformado, embora não declare apoio como faz o candidato do PSC.

A estratégia de Paes voltada para o eleitorado do presidenciável do PSL ainda não funcionou, segundo mostram os dados do Datafolha. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula