Edir Macedo processa Haddad por associá-lo a fundamentalismo charlatão

Líder religioso e dono da Record diz que foi difamado pelo candidato do PT à Presidência

© Reprodução

Brasil Justiça 26/10/18 POR Folhapress

O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, decidiu atacar Fernando Haddad (PT) em duas frentes judiciais: um processo civil e outro criminal.

PUB

O líder religioso e dono da Record diz que foi difamado pelo candidato do PT à Presidência, que em entrevista a jornalistas descreveu seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL), como "o casamento do neoliberalismo desalmado representado por Paulo Guedes" e o "fundamentalismo charlatão do Edir Macedo".

"Isso é o Bolsonaro", afirmou Haddad no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro.

As críticas continuaram: "Sabe o que está por trás dessa aliança? Chama em latim 'auri sacra fames'. Fome de dinheiro Só pensam em dinheiro".

Após endossar os petistas Lula, em 2002, e Dilma, em 2010, Edir Macedo declarou voto em Bolsonaro uma semana antes do primeiro turno, por meio de uma mensagem no Facebook.

+ Índios do Xingu veem com preocupação uma possível vitória de Bolsonaro

Voltou assim às raízes antipetistas: em 1989, fez campanha aberta contra o petista, então presidenciável de primeira viagem (a oposição continuou nos anos FHC).

Na segunda-feira (22), Macedo pediu a instauração de procedimento de investigação criminal.

O processo o descreve como "um dos líderes evangélicos mais conceituados e reconhecidos no mundo", uma "pessoa íntegra, séria e respeitosa".

"O requerente Edir Macedo expressou sua predileção ao candidato Jair Messias Bolsonaro, justamente o maior adversário do requerido Fernando Haddad", diz o texto. "Apenas e somente demonstrou sua inclinação ao candidato Jair Bolsonaro, nada mais!"

A ação lembra que, no passado, o bispo já respaldou o PT de Haddad.

E frisa que o petista compartilhou a entrevista na íntegra em suas redes sociais, maximizando seu alcance e gerando "comentários ofensivos disponíveis na publicação".

São reproduzidas mensagens que criticam a fala do candidato do PT, como a de uma internauta que, no Facebook, escreve: "Kkkkkk e um lindo processo na sua costa, kkkkk. Por incitar o ódio religioso".

"No âmbito religioso", afirma o processo, "fundamentalismo denota sentido negativo, uma vez que se associa a atos violentos tal como o terrorismo e regimes políticos teocráticos". Já o termo charlatão, bom, "é aquele que explora a boa fé do povo, enganando, fingindo atributos e qualidades, justamente para obter vantagens. Outrossim, aduz que [o bispo] teria fome de dinheiro e só pensaria em dinheiro, desconsiderando toda a sua trajetória".

Segundo a peça, Haddad "zombou" de Macedo e "dos dogmas" da Universal. Assim, "ofende a honra objetiva [de Macedo], por meio de atos intolerantes e difamatórios, perante os membros da Igreja Universal do Reino de Deus e sociedade. Ainda, ofende a honra subjetiva [do bispo], que nada mais é que o juízo que faz de si, acerca de seus próprios atributos, praticando, assim, atos injuriosos".

Na ação civil, o líder religioso solicita que Haddad apague um tuíte com a entrevista e "se abstenha, de imediato, de todo e qualquer ato ofensivo e inverídico ao bom nome, imagem, honra e reputação" de Macedo.

Pede ainda que o petista se "retrate formalmente" com o bispo e seus fiéis, "por meio de mensagem falada ou escrita, em suas páginas oficiais no Twitter e Facebook".

Como indenização "razoável", a ação propõe que Haddad pague 83 salários mínimos (cerca de R$ 77 mil).

A assessoria do presidenciável afirmou que "o professor Fernando Haddad pretende se defender na Justiça" e está "convicto de que suas afirmações são verdadeiras e que os fatos e a história dos personagens envolvidos assim comprovam". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula