Uma a cada quatro pessoas consome notícias via WhatsApp regularmente

Apenas 16% dos que usam a ferramenta para esse fim dizem confiar frequentemente no conteúdo que recebem

© Reuters / Phil Noble

Tech Levantamento 27/10/18 POR Notícias Ao Minuto

Em meio ao debate sobre o papel do WhatsApp no ciclo eleitoral de 2018, pesquisa indica que 25% dos internautas afirmam utilizar aplicativos de mensagem regularmente para o consumo de notícias. No entanto, ponderam nem sempre confiar no conteúdo consumido dentro dessas plataformas.

PUB

A conclusão é de uma pesquisa sobre hábitos de consumo de notícias em aplicativos de mensagem, realizada pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês), sob o programa Truthbuzz -que tem estudado no Brasil e em outros quatro países (EUA, Nigéria, Indonésia e Índia) novos formatos e ferramentas para divulgação de conteúdo jornalístico em diversas plataformas, inclusive WhatsApp.

A pesquisa online teve 6.030 respondentes iniciais com mais de 18 anos em todo o Brasil de 23 a 25 de outubro. Destes, 24% (cerca de 1.450) informaram utilizar "WhatsApp e aplicativos de mensagem" como forma mais frequente de consumo de notícias durante a semana.

+ Facebook bloqueia mais de 60 páginas e contas ligadas ao Irã

Esse item ficou praticamente empatado com "Sites de notícias" (25%), enquanto "Redes Sociais" (33%) foi assinalado por um terço dos respondentes como mídia utilizada mais frequentemente para receber e consumir notícias. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos –os respondentes podiam assinalar mais de uma resposta.

Vale notar o aspecto de "consumo de notícias" em relação às respostas, e não seu uso como ferramenta de mensagem.

"Televisão" (20%), "Rádio" (8%) e "Jornais impressos e revistas" ficaram, respectivamente, na lanterna, ao passo que 23% assinalaram não utilizar nenhuma das opções indicadas.

(DES)CONFIANÇA

Dentre os respondentes que assinalaram consumir notícias via WhatsApp e aplicativos de mensagem, 60% afirmaram confiar "apenas parte das vezes" no conteúdo recebido, enquanto 24% disseram "quase nunca confiar". Apenas 16% indicaram confiar frequentemente nas notícias de WhatsApp.

Para se tentar estimar o círculo fechado no qual muitas pessoas compartilham informações em aplicativos de mensagem, a pesquisa perguntou qual a frequência estimada de vezes que um respondente viu notícias políticas que tenha discordado nos últimos 30 dias.

No total, 36% disseram ter visto esse tipo de conteúdo mais de uma vez por dia no WhatsApp ou aplicativos de mensagem, enquanto 16% disseram ver esse conteúdo menos de uma vez por semana.

MÍDIAS MAIS UTILIZADAS

Considerando trocas gerais de mensagens, não apenas notícias, a pesquisa constatou que "Imagem" é a forma mais comum de compartilhamento de conteúdo em geral no WhatsApp, com 53% dos respondentes assinando esse recurso como forma mais comum de compartilhamento.

Vídeos vieram em seguida, com 42%, acompanhado de áudio (35%). Links externos e imagens animadas (GIFs) ficaram com 25% e 23%, respectivamente. Trocas de textos simples não foram consideradas no questionário. Respondentes puderam assinalar mais de uma alternativa.

Um dos recursos mais utilizados por sites jornalísticos, os links para artigos e reportagens, por outro lado, parece ter pouco apelo entre aqueles que utilizam WhatsApp frequentemente para consumir notícias.

A grande maioria dos respondentes (44%) indicou clicar apenas "algumas vezes", à medida que um quarto deles afirmou "nunca" acessar links externos pela plataforma.

Enquanto isso, dois terços das pessoas vê com certa frequência o mesmo conteúdo noticioso circulando tanto no WhatsApp quanto em redes sociais, como Facebook e Twitter. Apenas 16% afirmam nunca ver o mesmo conteúdo em suas redes, enquanto 19% dizem identificar essas notícias raramente além do WhatsApp.

DATAFOLHA

O Datafolha fez um levantamento semelhante, divulgado nesta sexta (26). Para 47% dos entrevistados, as informações que foram enviadas para eles são confiáveis. Já 53% dizem não acreditar nelas.

Ainda segundo a pesquisa, o WhatsApp é a rede ou aplicativo social mais utilizado pelos eleitores: 65% têm conta, sendo que 24% o utilizam para compartilhar notícias sobre políticas e eleições.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 3 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

mundo Miami Há 7 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

politica CHUVA-RS Há 5 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 66 e governador fala em 'Plano Marshall'

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama MADONNA-RIO Há 6 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama PAULO-GUSTAVO Há 2 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Bruce Willis Há 6 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

esporte Fórmula 1 Há 21 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º

tech Espaço Há 17 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol