Clássico de 1990, Mega Drive completa 30 anos e ganha versão mini

A marca foi responsável por trazer jogos de sucesso, como o "Sonic the Hedgehog", que apresentava as aventuras do rápido ouriço azul e outros animais de seu planeta

© Divulgação

Tech VIDEO GAME 30/10/18 POR Folhapress

Um dos primeiros consoles de videogame a serem lançados em massa no Brasil comemora nesta segunda-feira (29) 30 anos. Desenvolvido pela Sega e lançado no Japão em 1988, o Mega Drive foi o console que concorreu diretamente com os videogames da Super Nintendo Entertainment, perdendo espaço apenas com a chegada do Playstation.

PUB

+ Instagram lança filtro 'olho de peixe' no Stories

A marca foi responsável por trazer jogos de sucesso, como o "Sonic the Hedgehog", que apresentava as aventuras do rápido ouriço azul e outros animais de seu planeta. A velocidade do jogo já entregava o objetivo da Sega de mostrar a superioridade do processador do Mega Drive.

Por conta do sucesso, Sonic logo se tornou a mascote e um dos maiores símbolos da Sega. Além dele, os jogos "Mortal Kombat", "Super Monaco GP", "Castle of Illusion", "Street Fighter" e "FIFA Soccer '97 Gold" também foram clássicos do Mega Drive.

A Tectoy foi a empresa brasileira por trás da comercialização do Mega Drive e de seus jogos no Brasil, nos anos 1990. Apesar de o console ter sido lançado há 30 anos, no Japão, ele chegou apenas dois anos depois nas terras brasileiras.

"No começo, a receptividade do Mega Drive foi tímida. Até fizemos uma pesquisa na época para entender essa timidez", explica Stefano Arnold, sócio-fundador e atual presidente do conselho de administração da Tectoy. "Os gamers falavam que a última coisa que queriam era um videogame novo, porque já estavam atrás do Master System. Houve um 'delay' nas vendas, mas, em 1991, o Mega Drive explodiu."

Ao longo da história, o console chegou a ter mais de 30 versões diferentes lançadas. Segundo Arnold, a jogabilidade foi o fator que mais mudou ao longo de todas essas versões. Ele conta também que, no dia 31 de outubro de 2016, há dois anos, a Tectoy relançou uma réplica do aparelho, com o mesmo nome e embalagem, em comemoração aos 30 anos de relacionamento com a Sega.

"Queríamos fazer algo especial. Pensamos em lançar o Master System, mas acabamos resolvendo consultar a comunidade de gamers sobre o que eles prefeririam. Para nossa surpresa, a maioria falava no Mega Drive", afirma Arnold.

A Sega também irá lançar em abril de 2019 uma versão mini do console Mega Drive, em comemoração ao aniversário de 30 anos do produto. A novidade, que já tem pré-venda em outros países, deverá vir com alguns jogos na memória, mas também terá a possibilidade do uso de cartuchos antigos originais.

"Ainda vamos conhecer o produto e avaliar o lançamento dele aqui. Nossos consumidores são exigentes, querem um produto que não seja apenas uma réplica", afirmou Arnold sobre a possibilidade de o modelo chegar ao Brasil. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes