China lança satélite pela primeira vez em colaboração com a França

O satélite de 650 quilogramas vai estudar o vento e as ondas na superfície do mar durante 24 horas por dia

© DR

Tech Aparelho 30/10/18 POR Lusa

A China lançou nesta terça-feira (30) pela primeira vez um satélite construído em colaboração com a França, um aparelho que vai fazer a digitalização dos oceanos para prever os efeitos das alterações climáticas.

PUB

O satélite de 650 quilogramas vai estudar o vento e as ondas na superfície do mar durante 24 horas por dia, permitindo melhorar as previsões meteorológicas marítimas, indicaram as autoridades chinesas.

A administração da ciência, tecnologia e indústria a defesa chinesa adianta que vai ser também usado para prever tempestades ou ciclones com maior precisão, além de permitir aos meteorologistas uma melhor compreensão das ligações entre os oceanos e a atmosfera, que desempenham um papel crucial no clima.

+ Sonda da NASA bate recorde de maior aproximação ao Sol

Projetado pelas agências espaciais francesa e chinesa, o satélite tem dois radares, um para medir a direção e comprimento das ondas e outro para analisar a força e direção dos ventos.

"É histórico, é a primeira vez que a China tem um satélite em cooperação internacional", disse o presidente do centro francês de estudos espaciais, sublinhando que este satélite vai permitir fazer progressos significativos na compreensão das mudanças climáticas. Com informações da Lusa. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Rede Social 25/04/24

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Tech Espaço 26/04/24

China está realizando experiências militares no Espaço, diz líder da NASA

Tech WhatsApp 26/04/24

WhatsApp testa chamadas e mensagens sem salvar contato